Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Depois do mensalão, Brasília liga aniversário à ‘Copa’

Fotos: Lula Marques/Folha
Brasília faz aniversário de 51 anos nesta quinta (21). Com 48 horas de antecedência, o governo local lançou uma campanha que associa a festa à Copa de 2014.
“A Copa Começa Aqui”, eis o slogam da celebração. Na noite desta terça (19), a cúpula do Museu Nacional, na Esplanada, virou tela de projeção.

Oposição apressa coligações para a eleição de 2012

À procura de um norte, PSDB e DEM decidiram antecipar o fechamento dos acordos para as eleições de 2012.
A caciquia das legendas organiza para a próxima semana um encontro. Deseja-se perscrutar a situação nas maiores cidades.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Aécio tem carteira retida em blitz da Lei Seca no Rio

  Paula Giolito/Folha
Aconteceu no Leblon, bairro elegante da zona sul do Rio de Janeiro, perto das três da madrugada.
Em blitz da Operação Lei Seca, a polícia carioca armou seu aparato na esquina das ruas Bartolomeu Mitre e San Martin.
O ponto é estratégico. Funcionam ao redor boates, restaurantes e bares balados da cidade. Súbito, parou-se o carro de Aécio Neves (PSDB-MG).
Acompanhado da namorada, Letícia Weber, o senador dirigia-se à residência que mantém no Rio.
Vinha de um encontro com amigos, num restaurante. Convidado a fazer o teste do bafômetro, Aécio refugou. 

PT-SP reforça oposição a Kassab e critica PT federal

Cesar Ogata/Divulgação
Reunido em congresso no final de semana, o diretório municipal do PT em São Paulo reforçou a decisão de se opor ao prefeito paulistano Gilberto Kassab.
As linhas da estratégica política do petismo para a maior e mais rica cidade do país foram expostas em documento que norteou os debates.

Antônio Fernando: mensalão não é uma invencionice

Lula Marques/Folha
Autor da denúncia do mensalão, convertida em ação penal pelo STF, o ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza declara:
A reabilitação política de políticos denunciados na peça "não pode sugerir que tudo passou de uma invencionice".
Em entrevista ao repórter Márcio Falcão, veiculada na Folha, Antonio Fernando reitera a origem pública de "parte relevante dos valores” desviados.
Critica a lentidão da Polícia Federal, que só em fevereiro deste ano, com cinco anos de atraso, concluiu as investigaçõs sobre o caso.
Vão abaixo trechos da entrevista:

Meirelles defende em artigo a ‘independência’ do BC

Num instante em que as projeções de inflação para 2011 ultrapassam os 6%, Henrique Meirelles saiu em defesa de sua gestão à frente do Banco Central.
Levou às páginas de ‘O Globo’ um artigo. Anota: durante os oito anos em dirigiu a instituição, “as decisões do BC sempre tiveram caráter técnico”.
Meirelles redigiu o texto em resposta a uma notícia da véspera. Informou-se que, em dezembro de 2010, Lula o teria impedido de elevar os juros.
A taxa da época era de 10,75%. A inflação já soluçava. De acordo com a informação contestada por Meirelles, Lula lhe teria dito:
“Não vai ter aumento dos juros no fim do meu governo. Agora, esse é um problema da Dilma. Fale com ela. Se tiver que subir juros, será no governo dela”.
De acordo com Meirelles, a notícia é “improcedente”. Daí sua decisão de redigir o artigo.
A peça ganha especial relevância porque chega num momento em que, sob Dilma Rousseff, o governo faz uma inflexão na tática de combate à inflação.
Agora comandado por Alexandre Tombini, o BC adiou para 2012 o esforço para devolver o índice de inflação para as cercanias da meta anual de 4,5%.
Alega-se que, servido em dosagens excessivas, o antídoto anti-inflacionário viraria veneno, comprometendo o crescimento do PIB. Algo que Dilma não admite.
Em seu texto, Meirelles não faz menção à atual gestão da política monetária. Porém, refere-se à autonomia que o BC usufruiu sob Lula como um retumbante acerto.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Romário nomeia atriz e amigo de infância na Câmara

  Divulgação
O deputado e ex-jogador Romário (PSB-RJ) pendurou na folha salarial da Câmara uma atriz e um amigo de infância.
A atriz é Isabella Rodrigues Moreira, a Bella. Tem 25 anos. Conheceu Romário, segundo diz, há sete. Ajudou-o na campanha.
Já participou de novelas levadas ao ar na TV Record. Acaba de gravar uma participação no 'Programa do Didi', da TV Globo.
Quanto ao amigo, chama-se Luiz Cláudio Henriques. Ex-goleiro de futebol amador, conhece Romário desde a infância. Pespegou nele o apelido de “Peixe”.
A dupla vai “trabalhar” no escritório parlamentar de Romário no Rio. Farão o quê? Ouça-se o chefe de gabinete do deputado, Marco San:
“Luiz sabe fazer política. Ele ajudará em reuniões e articulação de contratos e eventos...”

FHC sobre a reação ao seu artigo: ‘Não sou maluco!’

  Folha
FHC está profundamente irritado com a reação acerba de seus aliados de oposição ao artigo que veiculou na revista “Interesse Nacional”.
“Não entenderam nada”, dizia ao telefone, nesta quarta (13). Um dos interlocutores de FHC contou ter ouvido dele: “Não leram e não gostaram”.
Abespinhado com a “incompreensão”, FHC lamuriou-se: “Não sou maluco de pregar que o meu partido esqueça o povão”.
No pedaço do artigo que acendeu as faíscas, FHC anotou:
“Enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os ‘movimentos sociais’ ou o ‘povão’, isto é, sobre as massas carentes e pouco informadas, falarão sozinhos”.

Aécio propõe o fim da vigência automática das MPs

Lula Marques/Folha
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) despertou a ira dos governistas ao apresentar sua proposta de remodelagem do rito de tramitação das medidas provisórias.
Indicado como relator de proposta apresentada por José Sarney (PMDB-AP), Aécio apresentou seu parecer na Comissão de Justiça do Senado.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Licença para hidrelétrica de Belo Monte está previsto para maio

Consórcio Norte Energia, responsável pela construção da usina hidrelétrica no rio Xingu já não conta mais com a emissão da licença de instalação da usina para este mês
 

Belo Monte gera protestos na região do Xingu

O consórcio Norte Energia, responsável pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, Pará, já não conta mais com a emissão da licença de instalação da usina para este mês, o que deverá atrapalhar ainda mais o cronograma de obras previsto para o projeto.
Uma fonte do consórcio afirmou ao jornal Valor que agora a expectativa é de que a licença de instalação, que é concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), só saia em meados de maio. A preocupação com o calendário e a viabilidade de Belo Monte, que será instalada no rio Xingu (PA), levou a uma reunião na semana passada entre os diretores do Norte Energia e a ministra do Planejamento, Mirian Belchior. No encontro, apurou o Valor, os executivos afirmaram que, caso a licença não seja emitida até o dia 10 de maio, não haverá como garantir a execução do projeto conforme consta de seu edital.

terça-feira, 12 de abril de 2011

GOVERNO DE ANA JULIA SOB INVESTIGAÇÃO

O governo de Simão Jatene vai à Justiça contra a administração anterior, da petista Ana Júlia Carepa. O motivo seria a aplicação, fora da lei, de parte dos recursos do polêmico empréstimo de R$ 366 milhões contraído pelo Estado do Pará junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no final do mandato de Ana Júlia. Após quase dois anos de discussão, a lei que autorizou o Estado a fazer a operação de crédito vinculou os recursos.

Tabela do IR: 57 emendas propõem mais que 4,5%

  Rodolfo Stuckert/Ag.Câmara
Pendente de votação na Câmara, a medida provisória que reajusta a tabela do Imposto de Renda já recebeu 57 emendas.
Todas sugerem a elevação dos 4,5% propostos por Dilma Rousseff. Há entre os autores deputados de oposição e também governistas.
Alguns sugerem correção acima da inflação. Mas a maioria reivindica que o reajuste leve em conta a inflação de 2010.

Sob PT, o MST acampa em secretaria e ganha carne

  Sérgio Lima/Folha
Já um tanto descorado, o ‘Abril Vermelho’ do MST tornou-se cor-de-rosa na Bahia do governador 'petê' Jaques Wagner.
Algo como 3 mil militantes do movimento assentaram-se defronte do prédio da Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária do Estado.
O mandachuva da secretaria, Eduardo Salles, não estava.
Junto com Wagner, ele integra a comitiva de Dilma Rousseff na viagem da presidente à China.
A despeito disso, os 'emeéssetês' foram muito bem recebidos.
Chegaram preparados para esticar a ocupação por tempo indeterminado.

Unicamp instala 240 câmeras para monitorar crimes

Antônio Scarpinetti/Unicamp
A Unicamp converteu-se numa espécie de ‘Big Brother’ universitário. O campus será monitorado por câmeras durante as 24 horas do dia.
Em fase final de testes, o sistema de monitoramento entra em operação plena até junho. Custou R$ 3 milhões. Visa inibir a ação de criminosos.
A vigilância será feita por 240 câmeras de dois tipos: 226 fixas e 14 móveis. Vão perscrutar áreas internas e externas, incluindo ruas, avenidas, praças e estacionamento.

Paulo Eduardo Rodrigues da Silva (foto), pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da Unicamp, diz que a universidade aposta na "prevenção”.

FHC: oposição deve parar de disputar povão com PT

Folha
Num instante em que a oposição roda como parafuso espanado em busca do discurso perdido, Fernando Henrique Cardoso sugere um caminho.
Para ele, "enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os ‘movimentos sociais’ ou o ‘povão’, falarão sozinhos".

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Belo Monte: um barril de pólvora.

No rastro das obras da terceira maior hidrelétrica do mundo, conflitos trabalhistas e explosão da violência chegarão à região do Rio Xingu, no Pará
 

Segundo a prefeitura de Altamira, 13.000 pessoas moram em palafitas. Com a chegada de Belo Monte, a promessa é tirá-las de lá e revitalizar o local - Fernando Cavalcanti

É por trás de grades de ferro que Maria do Carmo Oliveira, de 39 anos, atende a clientela que procura seu mercadinho, num bairro simples de Altamira, no Pará, quando a noite cai. “Tenho medo. Sei que aqui tem tráfico”, diz, olhar desconfiado. A comerciante instalou as grades depois de sofrer um assalto ali perto, em sua antiga loja. Ela, o marido e a filha ficaram na mira de bandidos armados. A cena se tornou comum na cidade: dois homens em uma moto rendem comerciantes, limpam o caixa e fogem por ruas estreitas. “Pensei que pudessem fazer uma maldade.” 

Os tiros do Realengo

As doze vidas que foram ceifadas pelos tiros disparados por Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, que depois do massacre engendrado pela sua mente insana, também ceifou a própria vida: 

Gritos e sussurros

Matéria de “O Globo” de hoje reporta que um dos problemas enfrentados pelos condomínios paulistas é o “excesso de animação” dos casais que fazem sexo à noite: as paredes finas dos apartamentos e a ausência de isolamento acústico das construções deixam vazar os decibéis do frenesi amoroso dos amantes.
Conta “O Globo” que a síndica de um edifício, em São Paulo, propôs, e o condomínio aceitou, uma multa de R$ 290,00 ao apartamento que exagerar na dose. 

Eleitor faltoso tem até 5ª para regularizar sua situação

Divulgação
Eleitores que não compareceram às urnas nas últimas três eleições têm até esta quinta-feira (14) para regularizar sua situação na Justiça Eleitoral.
Pelas contas do TSE, encontram-se na berlinda mais de um milhão de brasileiros. Se não derem as caras nos cartórios eleitorais, terão os títulos cancelados.

MST fustiga Aldo: ‘Vai com Kátia ao PSD de Kassab?’

Sérgio Lima/Folha
O MST pega em lanças contra o projeto que altera o Código Florestal. Uma peça escrita por Aldo Rebelo e apoiada por Kátia Abreu.
Em texto pendurado na web, os fundamentalistas emeéssetês submeteram o comunista Aldo a uma carnificina retórica.

Mantega a empresário: ‘Garanto, gasolina não sobe’

 Fernando Bizerra/EFE
Um ministro sempre sabe do que está falando. O diabo é que, tirando essa certeza, o ministro não sabe de mais nada.
A coluna de Mônica Bergamo conta, na Folha: um empresário abordou Guido Mantega em seminário ocorrido em São Paulo.
Queria saber: afinal, a gasolina sobe, como cogita o companheiro Sérgio ‘Petrobras’ Gabrielli, ou o ministro fala sério quando diz que não sobe?
E Mantega, categórico: "Eu sou o presidente do conselho de administração da Petrobras. Posso garantir ao senhor que os preços não vão subir".
De duas uma: ou o ministro está mesmo podendo ou carrega rente ao céu da boca uma língua que adora viver perigosamente.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Família Lula tem 30 dias para ‘devolver’ passaportes

O Ministério Público fixou prazo para os familiares de Lula devolverem os passaportes diplomáticos recebidos do Itamaraty: 30 dias.
No apagar das luzes da gestão Lula, entre 22 e 29 de dezembro de 2010, sete familiares do ex-soberano foram brindados com o livrinho vermelho.
A lista inclui os quatro filhos e os três netos de Lula. Autorizou as emissões o ex-chanceler Celso Amorim.
Deu-se em “caráter excepcional”. Invocou-se o “interesse do país”. Para a Procuradoria, tudo “irregular”.
O pedido de devolução foi feito na semana passada em ofício do procurador-geal Roberto Gurgel ao chanceler Antonio Patriota.

STF: Temer é invesigado por suspeita de ‘corrupção’

Lúcio Tavora/Folha
Aportou no STF, em 28 de fevereiro, um inquérito no qual o vice-presidente Michel Temer é investigado por suspeita de recebimento de propina. Ele nega.
Na semana passada, os autos foram remetidos ao procurador-geral da República Roberto Gurgel, que pode determinar a realização de novas diligências.

Líbia: governo aprova reformas políticas, com Gadafi no poder

O governo da Líbia afirmou que está disposto a adotar as reformas políticas com as potências internacionais, porém o ditador Muammar Gadafi deve ficar no poder. A declaração foi feita pelo porta-voz do regime na noite desta segunda-feira.

De acordo com o porta-voz, o regime está preparado para eleições, referendo ou qualquer outro tipo de reforma. Ainda segundo ele, somente o povo líbio pode decidir se Gadafi deve ou não ficar no poder do país.

A decisão da Itália em dar apoio aos rebeldes, que lutam pela saída do ditador líbio, foi lamentada pelo porta-voz, considerando a atitude como um "erro de cálculo".

Presidente da Vale será Murilo Ferreira

São Paulo. Os controladores da Vale escolheram o executivo Murilo Ferreira como presidente da maior empresa privada do País e segunda maior mineradora do mundo. Ele substitui Roger Agnelli, que em julho completaria dez anos no cargo. A escolha surpreendeu o mercado. O mais cotado era o diretor-executivo de Metais Básicos da companhia, Tito Martins.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Marabá e o progresso

No coração do sudeste paraense, a 485 quilômetros de Belém, na confluência dos rios Itacaiúnas e Tocantins, um município em ebulição. Euforia empresarial, política e social, justificada em grande parte pelo início da instalação do polo metal-mecânico da Amazônia, com a implantação da Aços Laminados do Pará (Alpa) e do projeto Aline. É a tão falada verticalização da produção mineral, com a instalação de uma siderúrgica conjugada a uma usina de laminação de aços, que será pioneira do Norte e Nordeste do país.

Obama pode anunciar ‘recandidatura’ nesta semana

Marcelo Justo/Folha
Nos EUA, como no Brasil, presidente no usufruto do primeiro mandato é um “recandidato” à espera do melhor momento para acontecer.
A imprensa norte-americana detectou nos penúltimos movimentos da Casa Branca indícios de que Obama se prepara para sair da toca.
Espera-se para os próximos dias o anúncio da candidatura dele à reeleição, em 2012. Pode vir por meio de mensagem eletrônica aos partidários.

MST deflagra na Bahia o 1º ‘Abril Vermelho’ de Dilma

Leonardo Wen/Folha/Arquivo
O MST invadiu no final de semana, na Bahia, quatro fazendas. Até o final do mês, planeja empurrar militantes para dentro de cem propriedades.
Essas primeiras invasões ocorreram ao sul do mapa baiano. Duas na madrugada de sábado (2), nos municípios de Teixeira de Freitas e Alcobaça.
As outras duas, neste domingo (3), nas cidades de Itabela e Juruçu. Uma das propriedades ocupadas, a de Itabela, produz eucaliptos.
Plantada em 6,8 mil hectares, a madeira abastece uma fábrica de papel, a Veracel Celulose, no município vizinho de Eunápolis.

Jefferson: o novo relatório da PF conduz ao ‘infinito’

ABr
O recém-elaborado relatório da PF sobre o mensalão pode virar peça natimorta. Se aproveitado por Joaquim Barbosa, do STF, o texto servirá mais aos réus que à acusação.
Vai abaixo um par de notas veiculadas no Painel, editado pela repórter Renata Lo Prete, na Folha:

domingo, 3 de abril de 2011

Tropas francesas tomam aeroporto de Abidjan

 Tropas francesas tomaram o aeroporto da maior cidade da Costa do Marfim, Abidjan, neste domingo, de acordo com autoridades militares da França.

Os franceses enviaram um reforço de 300 homens para a cidade, que é palco de violentos combates desde quinta-feira à noite.

Soldados leais ao presidente-eleito reconhecido pela ONU, Alassane Ouattara, tentam derrotar simpatizantes do presidente Laurent Gbagbo, que se recusa a entregar o poder.

Pelo menos 1,2 mil estrangeiros estão sob proteção das forças francesas em um acampamento militar próximo ao aeroporto.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

CUT e Odebrecht fecham acordo para Santo Antônio

Tarsila do Amaral
Reunidos nesta quinta (31), negociadores da CUT e da construtora Odebrecht firmaram um acordo relacionado à obra da hidrelétrica de Santo Antônio.
Prevê o aumento do salário e a melhoria dos benefícios concedidos aos operários lotados no canteiro da usina, assentado em Rondônia.
A obra foi paralisada por uma greve. Em assembléia a ser realizada até segunda (4), os trabalhadores decidirão se aceitam os termos do acordo.
O acerto foi esmiuçado em texto levado à web pela CUT. Prevê o seguinte:

Dilma cria o 39º ministério. Com Meirelles, já são 40

Dilma Rousseff enviou ao Legislativo projeto que cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa.
O futuro titular da cadeira vai usufruir de status, salário e regalias de ministro de Estado.
Com isso, subiu para 39 o número de ministérios. Há duas semanas, já se havia criada, por medida provisória, a 38ª pasta: Secretaria de Aviação Civil.

Deputado vê maldição na África e podridão em gays

Divulgação
Jair Bolsonaro (PP-RJ) não está só. O deputado Marco Feliciano (PSC-SP) despejou no twitter frases que convertem o inaceitável em inacreditável.
Coisas assim: “Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato...”

Descaso


 Assim esta o que se diz Parada de ônibus na Avenida Tancredo Neves, Bairro Cohab - Tucuruí –PA
Alem de não ter abrigo da chuva para os usuário do transporte Público, o asfalto está destruído, ate agora  nada esta sendo feito para resolver o problema.
Atenção povo de Tucuruí?

A hora do lanche



Um bom exemplo de austeridade no Serviço Público, dar o diretor do Instituto Federal de ciência e tecnologia do Pará – IFPA , campus Tucuruí, onde todos os seus alunos pode contar com uma boa merenda escolar, tendo um cardápio variado, dando prioridade a culinária regional.  Parabéns professor Raimundo.

Funcionária sueca da ONU morta na Costa do Marfim

 Uma funcionária da ONU, de nacionalidade sueca, morreu quinta-feira à noite em Abidjan, na Costa do Marfim, provavelmente devido a uma bala perdida, informou esta sexta-feira o Ministério sueco dos Negócios Estrangeiros. 
«Os acontecimentos tiveram lugar ontem à noite, ela foi atingida por uma bala, provavelmente uma bala perdida. Ela trabalhava para a ONU em Abidjan», afirmou Anders Jorle, porta-voz da tutela, citado pela AFP.

Portugal, colônia do Brasil? Uma proposta,


O jornal inglês "Financial Times" saiu com uma proposta inusitada nesta semana: o Brasil deveria anexar Portugal, que se tornaria uma província brasileira, abandonando a União Europeia. O jornal não poupou críticas ao estado atual da nação portuguesa, mergulhada em dívidas, desemprego recorde e com um primeiro-ministro demissionário porque não conseguiu apoio para seu plano de austeridade.

Deputado Tiririca emprega amigos humoristas com salário de R$ 8 mil


Eles foram nomeados como secretários parlamentares e não cumprem expediente na Câmara
Descrição: http://anuncio.clicrbs.com.br/RealMedia/ads/Creatives/default/empty.gif
O palhaço Tiririca (PR-SP), deputado mais votado do Brasil, com 1,3 milhões de votos, utiliza dinheiro da Câmara para empregar humoristas do programa "A Praça é Nossa", do SBT.