Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de outubro de 2010

STF: Médico do ‘Bolinhagate’ pede explicação a Lula

  Rafael Andrade/Folha

O médico Jacob Kligerman protocolou no STF, na noite desta segunda (27), uma representação contra Lula.


Na petição pede que o presidente se explique sobre as declarações que fez em relação ao ‘Bolinhagate’.

Kligerman atendeu José Serra, na semana passada, depois do rififi ocorrido durante caminhada do candidato em Campo Grande, no Rio.

Lula insinuou que o doutor parcicipou de uma “farsa” ao submeter Serra a uma tomografia e recomendar ao candidato que repousasse por 24 horas.

Para Lula, Serra foi alvejado por uma bolinha de papel. Serra afirma que foi atingido por um segundo objeto, mais pesado: um rolo de fita adesiva.

Ex-secretário de Saúde da prefeitura do Rio na gestão de Cesar Maia (DEM), Kligerman é oncologista. Especializou-se em cabeça e pescoço.

É amigo de Serra há quatro décadas. Mas declara-se apartidário. Só cultua, segundo diz, o partido alto, estilo de samba.

Planeja levar o caso às últimas consequências: "Vou tomar todas as providências possíveis, pois fui ofendido no meu ato médico".

O advogado de Kligerman é Marcelo Cerqueira, candidato derrotado ao Senado pelo PPS do Rio.

Acionou Lula com base no artigo 144 do Código Penal. Prevê que, diante de frases caluniosas, difamatórias ou injuriosas, “o ofendido pode pedir explicações em juízo”.

Mais: “Aquele que se recusa a dá-las ou, a critério do juiz, não as dá satisfatórias, responde pela ofensa".

Marcelo Cerqueira explica: "Como duas redes de televisão mostraram versões diferentes do ocorrido, queremos saber se o presidente foi induzido ao erro...”

“...Então vamos interpelá-lo no STF para que ele diga qual a versão ele acha que é a correta. Se ele se retratar, acabou o assunto".

Se Lula mantiver a posição original, abre-se espaço para que Kligerman mova contra ele uma ação por danos morais.