Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Eike Batista manifesta interesse na aquisição do SBT

  Luiz Carlos Murauskas/Folha
O mundo dos negócios guia-se por uma máxima do universo de Guimarães Rosa: “Pra uns as vacas morrem, pra outros até boi peça a parir”.

Visto como inseminador de touros, o empresário Eike Batista lança um olhar sobre o rebanho de Silvio Santos. Dispõe-se a desviar vacas do caminho do brejo.

Tomado pelas declarações que fez nesta quinta (11), Eike parece especialmente interessado em comprar o SBT, a emissora de TV de Silvio Santos.

Presidente do grupo EBX, Eike disse que analisa possibilidades de investimento no Brasil: “Tudo o que é bom e o que dá para arbitrar a gente olha.”

Não se anima, segundo disse, a medir forças com empresas que exibem excelência competitiva. Citou Ambev, Submarino e Embraer.

Parece, porém, seduzido pelos nichos de mercado que, a seu juízo, manquejam: “Tudo que é ineficiente no Brasil, nós enxergamos um espaço gigante”.

Já abriu negociação com Silvio Santos? Eike desconversou. Limitou-se a dizer que “estuda de tudo”.

As empresas do Grupo Silvio Santos foram aos holofotes depois que veio à luz a enfermidade bilionária do banco PanAmericano.

Nesta quinta, enquanto Eike revelava suas ambições, no Rio, o presidente do BC, Henrique Meirelles, discorria sobre a encrenca, em Brasília.

Segundo Meirelles, Silvio Santos pode ser compelido a se desfazer do controle acionário de sua casa bancária.

Por quê? Para pagar a dívida que contraiu –R$ 2,5 bilhões— na operação arquitetada para evitar que o PanAmericano fosse à breca.

O dinheiro foi provido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Como garantia, Silvio Santos ofereceu o patrimônio de 44 de suas empresas.

Entre elas o Baú da Felicidade e o SBT, objeto da cobiça de Eike 'Midas' Batista.