Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Sensus: Para 69%, gestão Dilma será ‘ótima’ ou ‘boa’

Alan Marques/Folha
O instituto Sensus divulgou nesta quarta (29) sua última pesquisa de 2010. Coroa a gestão Lula e revela as expectativas em relação à gestão de Dilma Rousseff.

A maioria dos brasileiros (69,2%) acha que Dilma fará um governo ótimo (27,7%) ou bom (41,5%).

O percentual é próximo do que o Sensus recolhera em em dezembro de 2002: 71% apostavam que Lula faria uma gestão ótima ou boa.

A exemplo de sondagens anteriores, a nova pesquisa informa que a aprovação pessoal de Lula é maior que a avaliação positiva de seu governo.

O presidente é aprovado por 87% dos pesquisados. O governo dele obtém um índice de aprovação de 83,4%. Dois recordes.

Quanto ao crescimento da economia, 43,7% acham que, sob Dilma, o país se desenvolverá “muito”. Para 39,8%, o Brasil vai se desenvolver “um pouco”.

Do ponto de vista social, 43% apostam que o país avançará “muito” no governo que se inicia no sábado (1º).

Sobre o emprego: 61,9% acreditam que haverá melhorias nos próximos seis meses. Para 59,2% haverá aumento da renda.

O ministério de Dilma foi aprovado por 45,5% dos entrevistados. Quem escolheu os ministros? 27,5% acham que foi Lula; 24,8% atribuem a escalação a Dilma.

Instados a fixar uma escala de prioridades para as reformas estruturais de que o Brasil precisa, os entrevistados destoaram dos políticos.

Para 28,7%, a reforma mais urgente é a trabalhista, da qual o petismo não quer nem ouvir falar.

Outros 20,9% acomodam a reforma política, a mãe de todas as reformas para onze em cada 10 políticos, na segunda colocação da escala de prioridades.

A reforma tributária, ansiada por governadores e prefeitos, é considerada prioritária para escassos 11,5% dos entrevistados.