Iniciativa estimula perguntar sobre a origem da carne no mercado.
Combater desmatamento e trabalho escravo são alguns dos objetivos.
Combater desmatamento e trabalho escravo são alguns dos objetivos.
Uma campanha lançada nesta terça-feira (1º) pelo Ministério Público Federal (MPF) defende o consumo consciente de produtos bovinos. A ideia é garantir que o produto não tenha origem em áreas desmatadas da Amazônia, por exemplo, ou que esteja envolvido com trabalho escravo associado à criação de gado.
Área desmatada na Amazônia para criação de gado. (Foto: Rodrigo Baleia/Greenpeace)
A campanha de conscientização estimula os consumidores a pergutarem sobre a procedência dos produtos nos supermercados e açougues. A ideia da Carne Legal é de que a informação sobre a origem da carne esteja disponível a qualquer momento para o consumidor final.
Até agora, segundo o MPF, este tipo de dado é encontrado em poucos comércios. Atualmente, é preciso verificar o nome do frigorífico na embalagem para saber se a empresa assinou o Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o MPF.
Nos acordos, firmados em 2009 e este ano, diversos empreendimentos se comprometeram a não comprar gado de fazendas ilegais. A lista das empresas que aderiram está disponível na internet.
Produzida com apoio do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e da Repórter Brasil, ONG que trabalha pela erradicação do trabalho escravo, a campanha Carne Legal será veiculada na televisão e no rádio, além do site oficial.