Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Presidente do Paraguai tem alta em São Paulo

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, 59, que estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o último sábado, 2, recebeu alta ontem. De acordo com nota divulgada pelo hospital Sírio Libanês, Lugo está em boas condições clínicas para retornar ao Paraguai.
Ele foi internado no sábado em caráter emergencial, e os médicos diagnosticaram uma trombose na veia cava superior, o que inicialmente provocou o temor de uma infecção de alto risco. O presidente teve diagnosticado há dois meses um câncer linfático em estado clínico avançado e passou por três sessões de quimioterapia como parte do tratamento contra a doença.
A vida de Lugo esteve em perigo antes da viagem de emergência, admitiu na segunda-feira, 4, a sobrinha do presidente. "O rosto dele estava todo vermelho e inchado. Não saía uma palavra. Não conseguia falar", contou à imprensa Mirtha Maidana Lugo. Ela admitiu que os principais auxiliares políticos de Lugo tentaram obrigar a família a ocultar o estado de saúde do presidente "para dissimular que tudo estava bem".
Os inchaços do rosto e do pescoço, assim como a vermelhidão do rosto, foram provocados por uma obstrução do cateter aberto que foi implantado no peito do presidente, na altura do coração, informou o médico de Lugo, Alfredo Boccia, ao jornal "ABC". "A vida do chefe de Estado esteve em perigo porque ele poderia sofrer uma hemorragia interna com a obstrução do cateter", explicou. O cateter é usado nas sessões de quimioterapia a que Lugo é submetido desde agosto.