Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Politica


Posse de Dilma em Brasília terá alterações em caso de chuva

Policiais femininas em motocicletas farão segurança de Dilma durante desfile em carro aberto. Foto: Futura Press
Policiais femininas em motocicletas farão segurança de Dilma durante desfile em carro aberto
Foto: Futura Press

LUCIANA COBUCCI
Direto de Brasília
Prevendo a chuva que é presença certa em Brasília nos meses de dezembro e janeiro, a equipe de coordenação da posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, deixou um "plano B" preparado caso chova na capital federal neste sábado. A princípio, Dilma e o vice-presidente eleito, Michel Temer, desfilarão em dois carros abertos desde a Granja do Torto - uma das residências oficiais da Presidência - até o Congresso Nacional, onde ambos farão um juramento à Constituição Federal. No Congresso, Dilma e Temer também serão declarados empossados.
Após o juramento, previsto para as 14h30, presidente e vice seguem para a rampa principal da área externa, onde acompanham a execução do Hino Nacional seguido de uma salva de 21 tiros. Em caso de chuva, essa parte da cerimônia pode ser transferida para uma área externa coberta. A ida do Congresso ao Palácio do Planalto também pode ocorrer em carro fechado. Não será necessária a troca de carros: ambos os automóveis que levarão Dilma e Temer possuem capota retrátil, que pode ser levantada em caso de chuva.
Ao chegar ao Palácio do Planalto, Dilma e Temer subirão a rampa do prédio e serão recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na área interna do Palácio. A passagem da faixa presidencial será feita no Parlatório, que recebeu uma cobertura transparente para proteger Lula e Dilma da chuva.
Após essa cerimônia, Dilma acompanhará Lula até o alto da rampa e de lá se despede do ex-presidente. Em caso de chuva, a cerimônia da rampa será cancelada e ocorrerá no interior do Palácio do Planalto.
Finalmente, Dilma e Temer, então presidente e vice empossados, seguem para um coquetel no Palácio do Itamaraty oferecido para autoridades nacionais e estrangeiras e chefes de Estado, além de representantes diplomáticos convidados para a posse.