Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de março de 2010

Iraque deve divulgar hoje resultados preliminares de eleições

Apesar das ameaças terroristas, eleições de domingo tiveram a adesão de mais de 60% dos eleitores iraquianos
Efe
Tamanho do texto? A A A A
BAGDÁ - A Comissão Eleitoral do Iraque deve anunciar nesta quarta-feira, 10, os resultados preliminares das eleições parlamentares do domingo, que vão determinar a nova coalizão governista.

Saad al Rauhi, membro da Comissão, afirmou durante entrevista coletiva na terça-feira à noite que os resultados serão anunciados depois que forem apurados 30% dos votos.

"Os funcionários que se encarregam da apuração fazem seu trabalho com muita precisão, e isso demanda tempo", disse Rauhi, que não confirmou quando serão divulgados os resultados finais.

Na segunda-feira, a Comissão Eleitoral anunciou que 62,4% dos iraquianos com direito a voto compareceram, apesar de ameaças terroristas de impedir as eleições.

Uma coalizão terrorista ligada à Al-Qaeda, o Estado Islâmico do Iraque, tinha ameaçado boicotar o pleito ao considerar que estava contra interesses sunitas.

A votação de domingo aconteceu em meio a várias explosões, principalmente nas primeiras horas, que afetaram principalmente a capital, Bagdá, causando 38 mortes e deixando cerca de 80 pessoas feridas.