Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Concurso do Senado premiará redação sobre Brasília

[Foto]
Em homenagem aos 50 anos da capital federal, o 3º Concurso de Redação do Senado Federal terá como tema "Brasília, capital dos brasileiros". Questões relacionadas ao concurso - promovido pela Secretaria de Relações Públicas do Senado - estão sendo debatidas nesta segunda-feira (31), em reunião no Interlegis, pela coordenação do evento, formada por representantes de secretarias de Educação de cada estado.
Nos debates realizados pela manhã, os coordenadores, que fazem a intermediação entre as escolas públicas e o Senado, ressaltaram a importância de os professores trabalharem em sala de aula a reflexão do tema proposto, para que os estudantes possam escrever textos com qualidade. Para a coordenadora pelo Rio Grande do Norte, Vera Lúcia Reis, Brasília representa "uma realidade distante" da dos alunos de seu estado, sendo fundamental o fornecimento de material de apoio para permitir a reflexão necessária à elaboração das redações.
Nesse sentido, a diretora da Secretaria de Relações Públicas, Juliana Maria Guaracy Rebelo, informou que, na segunda quinzena de junho, as escolas receberão materiais com informações sobre o tema e formulários para a inscrição. Também estará disponível uma página no site do Senado com informações sobre o 3º Concurso de Redação do Senado.
Ao falar aos coordenadores do concurso, a secretária-geral da Mesa do Senado, Cláudia Lira, ressaltou que a Casa busca aproximar os jovens do trabalho parlamentar. Para ela, oferecer a oportunidade aos estudantes de conhecerem o Poder Legislativo contribui para o fortalecimento da cidadania.
Regras
Estudantes dos dois últimos anos do ensino médio de escolas públicas, com idade entre 16 e 19 anos, poderão participar do concurso. As redações primeiramente passarão por um processo de seleção nas escolas. As escolhidas passarão então por uma seleção no estado, sendo que as melhores dos estados serão submetidas a uma seleção nacional. As escolas dos três primeiros colocados serão premiadas com computadores, livros e DVDs para o acervo da instituição.
Os 27 alunos finalistas, um de cada estado, receberão um microcomputador portátil e o certificado de participação honrosa. Os três primeiros lugares também ganharão troféus. A premiação, com a presença de todos os finalistas, acontecerá no dia 19 de novembro - Dia da Bandeira -, no Congresso Nacional. A solenidade faz parte dos festejos pelo cinquentenário de Brasília.