Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

domingo, 16 de maio de 2010

Irã, Turquia e Brasil chegam a acordo sobre troca de combustível, diz ministro turco

Lula, acompanhado de Ahmadinejad, após desembarcar no Irã
TEERÃ - O ministro do Exterior da Turquia disse neste domingo que um acordo foi alcançado entre Irã, Turquia e Brasil sobre os procedimentos para reavivar o paralisado acordo de troca de combustível nuclear defendido pelas Nações Unidas.
Quando questionado por jornalistas em Teerã sobre se haveria um acordo sobre a troca de combustível, Ahmet Davutoglu respondeu: "Sim, isso foi alcançado após quase 18 horas de negociações". Uma fonte do governo brasileiro confirmou que houve acordo e que o Irã aceitou a troca de combustível.
O ministro do exterior turco disse que um anúncio oficial pode ser feito na segunda-feira, pela manhã, após revisão dos presidentes brasileiro e iraniano e do primeiro-ministro turco, que chegou à capital iraniana para juntar-se às negociações sobre o acordo neste domingo.
Até o fim do dia, após reuniões entre o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irã, Manouchehr não havia nenhuma novidade sobre o acordo da troca de combustível nuclear
Marco Aurélio Garcia, assessor da presidência para assuntos internacionais, já tinha dito, no entanto, que boas notícias poderiam surgir na segunda-feira. Mais cedo, Lula teria informado a jornalistas após reunir-se com iranianos que o nível de esperança (de que se chegará a um acordo) tinha crescido.