Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sob suspeição, sucessão da Colômbia vai ao 2º turno


  BBC
As urnas da sucessão do presidente colombiano Alvaro Uribe registraram uma surpresa neste domingo (30).

O candidato governista Juan Manuel Santos abriu uma dianteira de cerca de 4 milhões de votos sobre o oposicionista Antanas Mockus.

Ex-ministro da Defesa de Uribe, Santos amealhou 46% dos votos. Candidato do Partido Verde, Mockus obteve 21%.

A despeito da vitória, Santos não obteve votos suficientes para prevalecer no primeiro turno. O segundo round está marcado para 20 de junho.

As pesquisas indicavam que Santos e Mockus estavam tecnicamente empatados. Daí a surpresa.

Com a pulga atrás da orelha, analistas chegaram mesmo a levantar suspeitas. A coisa ficou, porém, no diz-que-diz. Não há, por ora, prova de fraude.

O índice de abstenção foi alto: 56%. De resto, registraram-se confrontos entre soldados do governo e guerrilheiros das Farc.

Houve pelo menos três mortos –um guerrilheiro e dois soldados. E levas de eleitores foram impedidos de chegar às urnas.

Abre-se agora a temporada de caça às alianças políticas. Simpático à política social de Lula, o verde Mockus terá de ampliar o seu palanque.

A disputa ocorre sobre o pano de fundo da política de segurança de Uribe, representada no pleito pelo ex-ministro Santos.

Para superar o rival governista, Mockus terá de assediar os dois candidatos que ficaram atrás dele no pleito: German Vargas Lleras e Gustavo Petro.

German Lheras emergiu das urnas em terceiro, com 10% dos votos. Gustavo Petro, com 9%, ficou em quarto. Nenhum deles disse quem irá apoiar.