Copa 2010 O Brasil passou fácil pela Costa do Marfim e venceu o rival por 3 a 1, neste domingo, no estádio Soccer City, em Johannesburgo, conseguindo assim antecipadamente sua classificação para a segunda fase da Copa do Mundo.
Somente Brasil e Holanda já conseguiram a vaga para as oitavas de final após a disputa do segundo jogo. A Argentina, mesmo vencendo seus dois jogos, ainda não garantiu vaga.
O Brasil lidera o Grupo G com seis pontos, contra um de Costa do Marfim e Portugal --a Coreia do Norte ainda não pontuou. Nesta segunda-feira, portugueses e norte-coreanos jogam às 8h30 de Brasília.
Na última rodada, no dia 25, às 11h (horário de Brasília), o Brasil duela contra Portugal, em Durban. No mesmo horário, Costa do Marfim e Coreia do Norte jogam em Nelspruit.
A vitória brasileira ainda teve direito ao fim do jejum de gols do atacante Luis Fabiano, autor dos dois primeiros gols. O camisa 9 não balançava as redes do time há seis jogos --a última vez havia sido em setembro do ano passado, contra a Argentina, nas eliminatórias.
O segundo gol, por sinal, foi irregular, mas foi um golaço após o jogador dizer que foi uma "mão involuntária. Na segunda etapa, em lance que chapelou dois defensores, o atacante do Sevilla teve auxílio do braço para dominar a bola no lance.
No fim do jogo, o time africano passou a bater demais e irritar os jogadores brasileiros. Kaká se irritou e acabou sendo expulso por levar dois cartões amarelos. No último deles, deixou o cotovelo sobre o peito de um jogador africano.
Kaká não joga a próxima partida do Brasil, contra Portugal. Já Elano, que saiu contundido, é dúvida.
Paulo Whitaker/Reuters
Brazil's Luis Fabiano (R) controls the ball before scoring his 
second goal during their 2010 World Cup Group G soccer match against 
Ivory Coast at Soccer City stadium in Johannesburg June 20, 2010. 
REUTERS/Paulo Whitaker (SOUTH AFRICA - Tags: SPORT SOCCER WORLD CUP)
Luis Fabiano domina com o braço
O jogo
O Brasil deu seu cartão de visitas e mostrou que seria senhor do jogo antes mesmo de completado o primeiro minuto de jogo. Em uma roubada de bola em velocidade, ponto forte do time, Robinho, Kaká e Luis Fabiano partiram contra dois defensores rivais, mas o primeiro optou por chutar de longe ao invés do passe e a bola foi por cima.
O time de Dunga atacava principalmente pelo lado direito e a parte central do campo. Michel Bastos, que chegou a ser criticado por avançar muito nos últimos jogos, foi pouco acionado pelo setor esquerdo.
A Costa do Marfim procurava chegar com bolas alçadas na área para Drogba tentar superara zaga. Poucos sustos.
Com maior posse de bola, o Brasil conseguiu encaixar boa troca de passes para abrir o placar. Aos 25min, Robinho e Kaká tabelaram e a bola chegou na área para Luis Fabiano fuzilar forte, sem chances para o goleiro:1 a 0. Depois disso, o time só administrou até o intervalo.
Ivan Sekretarev/AP
Brazil's Blumer Elano is stretchered off the field after being 
injured during the World Cup group G soccer match between Brazil and 
Ivory Coast at Soccer City in Johannesburg, South Africa, Sunday, June 
20, 2010. (AP Photo/Ivan Sekretarev)
Elano sai machucado, vítima da violência africana
Logo no início da segunda etapa, o Brasil ampliou com um gol tão lindo quanto irregular. Aos 5min, Luis Fabiano chapelou dois zagueiros para chutar de perna esquerda e fazer mais um. Mas o camisa 9 brasileiro usou o braço no domínio de bola.
O terceiro saiu aos 17min. Kaká fez boa jogada pela esquerda e Elano apareceu na área para completar o terceiro.
O time africano batia demais, mas ainda assim conseguiu descontar aos 34min, com Drogba, de cabeça, sozinho, após vacilo da zaga brasileira