Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 5 de junho de 2010

Dossiê: PSDB quer que PF e MP entrem nas investigações

Ricardo NoblatEvandro Éboli - O GloboReuters
A pré-candidata Dilma Rousseff (PT) participa da 2ª Plenária 
Nacional da Federação Única dos Petroleiros, em Brasília - Divulgação
BRASÍLIA - De acordo com o blog do jornalista Ricardo Noblat, os integrantes do PSDB no Congresso Nacional pretendem abrir quatro frentes de investigação para ter respostas sobre a criação - por parte da equipe de coordenação de pré-campanha de Dilma - do suposto dossiê contra o pré-candidato José Serra .
Até a próxima quarta-feira (9), o partido entrará com pedido de investigação junto ao Ministério Público Federal, Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal.
"Se não houver investigação, vai banalizar o nível da campanha", disse ao blog o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), um dos autores da iniciativa.
Em outra ação, o partido vai apresentar à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência pedido de convocação do sargento da reserva Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, e do delegado aposentado da Polícia Federal Onésimo de Souza.
- Não se pode aceitar isso (dossiês). As denúncias devem ser produzidas com coinsistência e informações institucionais, e não com qualquer coisa que extrapole o estado democrático de direito. Serve como um alerta para todos nós, partidos, candidatos e cidadãos - disse ela.
Reportagem publicada, neste sábado, pelo Estado de S.Paulo, revela que Dadá manteve conversas com o jornalista Luiz Lanzetta (um dos responsáveis pela área de comunicação da pré-campanha de Dilma) para a contratação de serviço de espionagem . Dadá deixou recentemente o serviço secreto da Aeronáutica.
Segundo a reportagem, após a conversa com Lanzetta, Dadá indicou Onésimo para compor o grupo de arapongas que montaria o suposto dossiê contra Serra. O custo dos serviços foi orçado em R$ 200 mil por mês.
"São pessoas que não é de hoje que participam de operações. São pessoas que agem à margem da lei, à margem do Estado e com a estrutura do Estado. Vamos querer saber se há mais envolvidos, quem fez, como fez e quem pagou para fazer o dossiê", ressaltou Fruet, que também é integrante da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência.
Nesta sexta-feira, ao chegar à 2ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros, Dilma disse que culpar o PT de ter fabricado um suposto dossiê sobre Verônica Serra , filha do pré-candidato tucano, José Serra, é uma "falsidade", uma "ignomínia". Segundo Dilma, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, tomou a atitude certa de interpelar judicialmente Serra para que explique na Justiça suas declarações sobre o dossiê. (Leia também: PSDB reage e cobra explicações sobre suposto dossiê cujo alvo seria Verônica Serra, filha de Serra )
" Se tais documentos existem não foram produzidos por nós. A verdade aparecerá "

- O presidente do PT tomou a atitude cabível. Se tais documentos existem não foram produzidos por nós. A verdade aparecerá. Estou sendo claramente injustiçada. Lamento o nível da campanha chegar a isso. Quero fazer o debate de alto nível e não responder questões infundadas - disse Dilma.
A mídia reportou nos últimos dias que a campanha de Dilma teria produzido dossiês que envolvem pessoas ligadas a Serra. O tucano responsabilizou Dilma e disse que o PT tem tradição em produzir documentos com acusações contra adversários.
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, explicou que a interpelação só será protocolada na segunda-feira porque a Justiça de São Paulo está em recesso nesta sexta.