Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Coreias vão realizar primeiro diálogo militar em 2 anos

Efe
SEUL - As duas Coreias vão realizar nesta quinta-feira, 29, suas primeiras conversas militares em dois anos, nas quais espera-se que, entre outras questões, seja abordado o afundamento da embarcação sul-coreana Cheonan, em março, informaram fontes oficiais.
Segundo fontes do Ministério sul-coreano de Defesa citadas pela agência local Yonhap, o encontro acontecerá na zona desmilitarizada e fronteiriça de Panmunjom, e tratará questões colocadas pelas duas partes.
A Coreia do Sul propôs na semana passada a seus vizinhos do Norte a realização de conversas militares para falar sobre o afundamento do Cheonan, supostamente após ser atingido por um torpedo norte-coreano, o que é negado por Pyongyang.
Aquele fato, que causou a morte de 46 marinheiros sul-coreanos, fez disparar a tensão na península coreana.
A proposta de Seul aconteceu depois que o Governo norte-coreano propôs no último dia 16 a realização de reuniões para discutir as disputas fronteiriças com o Sul no Mar Amarelo (Mar Ocidental).
O último encontro militar de trabalho entre as duas Coreias foi realizado em outubro de 2008.
A reunião militar desta quinta acontecerá depois que Kim Jong-un, filho mais novo do líder norte-coreano, Kim Jong-il, foi indicado na terça-feira como seu sucessor à frente do regime após ser nomeado general de quatro estrelas do exército e receber dois importantes cargos no Partido dos Trabalhadores do país.
As duas Coreias se encontram tecnicamente em conflito desde que a Guerra da Coreia (1950-1953) terminou com um armistício em vez de um tratado de paz.