Wárasi Hwayautheri, xamã Yanomami. Foto: Claudia Andujar, anos de 1970
Em um vídeo endereçado às lideranças indígenas do Brasil, Davi Kopenawa conclama a todos para que se mobilizem no sentido de pressionar os senadores a votarem, sem alterações, o Projeto de Lei de Conversão (PLV 8/2010), que modifica a estrutura da Presidência da República e retira o atendimento à saúde indígena da competência da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).
A criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) é uma antiga reivindicação dos povos indígenas. Aliada à autonomia dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) a Sesai pretende dar um fim às péssimas condições de atendimento às populações indígenas e, sobretudo, dar um basta à corrupção que assola a Funasa, loteada politicamente desde 2004, quando voltou a ser responsável pela saúde dos índios.
O PLV 8/2010 substitui a Medida Provisória 483, editada em março, e caso não seja votado até o dia 4 de agosto, perde a validade. Teme-se que interesses políticos impeçam a votação do PLC a tempo, deixando a situação dos povos indígenas à mercê dos poderes regionais que vêm dilapidando o patrimônio público, desviando recursos e condenando a população indígena à morte e ao sofrimento em todas as regiões do país.
Apoie Davi Kopenawa Yanomami e as demais lideranças indígenas enviando uma carta aos senadores, pedindo a aprovação, sem alterações, do PLV 8/2010 no dia 3 de agosto!









