Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Eclusas de Tucuruí têm nova data para inauguração

O enchimento do canal das eclusas Eclusas de Tucuruí é iniciado, mas inauguração só deve acontecer em novembro
02/09/10 - 17:18h

Eclusas só serão inauguradas em 18 de novembro deste ano. Presidente Lula deverá realizar a primeira transposição
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, esteve em Tucuruí na manhã de ontem (2) para uma visita técnica ao canteiro de obras das Eclusas de Tucuruí. Acompanhado pela coordenadora geral do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ligada a Casa Civil do Governo Federal, Miriam Belchior, e pelo diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobras Eletronorte, Adhemar Palocci, a comitiva visitou as obras e puderam verificar a situação e andamento do projeto das Eclusas 1 e 2. O ministro e a coordenadora geral do PAC participaram do desligamento da bomba de drenagem que deu início ao processo enchimento do canal de navegação que interliga as eclusas.
Após reunião técnica com os diretores das empreiteiras responsáveis pela obra, o ministro deu a notícia que o prazo final dado pelo presidente Lula é 31 de outubro. Até lá, todas as atividades para a conclusão dos trabalhos no canteiro de obras deverão ser encerradas. O enchimento do canal inicia na próxima segunda-feira (6) e até 15 de novembro serão realizados testes para identificar possíveis problemas após o enchimento do canal. Tudo para que em 18 de novembro, o presidente Lula possa inaugurar as eclusas de Tucuruí com a primeira transposição.
A data estipulada pelo Ministério dos Transportes para a conclusão e entrega das Eclusas de Tucuruí era 6 de setembro. Contudo, devido a diversos problemas de logística, a obra só será entregue na data limite estipulada pelo Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, que é 15 de novembro de 2010.
Segundo informou José Biagioni, gerente da Gerência das Obras de Expansão da UHE Tucuruí (ETC), que administra o canteiro das eclusas, o cronograma está sendo cumprido à risca e hoje, 99% de todo o serviço de concretagem da primeira eclusa já está realizado e a montagem dos equipamentos atingiu 95%. Os números impressionam e representam exatos 8.835 m3 de concreto e 5.114 toneladas de peças que já estão montados a espera da inauguração.
Na eclusa 2, 98% do concreto já foi baixado, faltando ainda pouco mais de 11.000 m3. Os problemas acontecem na montagem que somam pouco mais de 69%. O dique já atingiu 99% do cronograma e já foram escavados mais de 4.839.510 m3 de aterro.
Para o Ministro, não há dúvidas de que as empresas envolvidas na construção das eclusas concluirão de fato a obra no último prazo estipulado. Contudo, questionado sobre a possibilidade do não cumprimento do cronograma, o Ministro foi taxativo em afirmar que “será muito ruim para todos os envolvidos na construção”. É com essa perspectiva que todas as empresas estão trabalhando. Ao todo, já foi investido R$ 1 bilhão. “Todo este montante está sendo desprendido pelo Governo Federal que tem sido impecável para a conclusão da obra. Apesar do atraso, saio satisfeito com o que presenciei em Tucuruí. Não tenho dúvidas de que a obra será entregue na data prevista”, informou o ministro.
Miriam Belchior, coordenadora geral do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC),  disse que a conclusão das Eclusas de Tucuruí é simbólica e significa tudo para o desenvolvimento do país e da região Norte. “Uma obra de infraestrutura não pode levar 30 anos para ser concluída. Ao inaugurar as eclusas, o governo do presidente Lula encerra uma lógica arcaica na construção de importantes obras para o país e inaugura uma nova mentalidade de construir projetos estratégicos”, enfatiza.
Adhemar Palocci, diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobras Eletronorte, disse que embora os atrasos tenham acontecido, a visita técnica às eclusas mostrou que é possível concluir a obra no último prazo definido pelo Governo Federal. “Saio daqui mais tranquilo, mas não menos preocupado. Contudo, dá para acreditar que os imprevistos podem ser contornados e a data prevista é bastante real hoje”, afirmou Palocci.
A primeira eclusagem deve acontecer já em 10 outubro. Todos os problemas devem ser ajustados para a inauguração da obra. Já na próxima segunda-feira (6) o canal das eclusas começará a ser tomado pelas águas do rio Tocantins, formando o lago permanente que permitirá a transposição do desnível de 75 metros. Ainda estão sendo feitos os condicionamentos das comportas. Até 31 de outubro encerra-se a montagem e o derrocamento da grande ensecadeira construída na eclusa 2 para barrar a entrada de água na área de construção acontece até 15 de novembro.
Em 1981, a Eletronorte iniciou a construção das Eclusas de Tucuruí. Após passar por diversos proprietários e paralisações, em 2007 as obras foram inseridas no PAC, onde voltou para a responsabilidade da Eletronorte com o objetivo de concluir o empreendimento.
O enchimento do canal intermediário permitirá a transposição completa da primeira embarcação em novembro de 2010, data agendada para sua inauguração, quando será possível comemorar a liberação deste trecho da hidrovia Tocantins-Araguaia.