Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 30 de outubro de 2010

Indonésia já confirma 435 mortes por tsunami

As equipes de socorro retomaram neste domingo as tarefas de distribuição de ajuda e busca pelas 110 pessoas que estão desaparecidas nas ilhas Mentawai, na Indonésia, seis dias depois de um tsunami que causou pelo menos 435 mortes, segundo o último balanço oficial.
Ao menos 430 outras pessoas ficaram feridas e cerca de 13 mil foram diretamente afetadas pela gigantesca onda originada por um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter, registrado na noite da última segunda-feira junto à costa da ilha de Sumatra.
O terremoto arrasou as praias, fez subir em pelo menos um metro o nível do mar e inundou parte do interior das ilhas afetadas, onde ainda há desabrigados que não receberam nenhum tipo de ajuda.
A única forma de chegar à maioria das povoações afetadas é com pequenos barcos pesqueiros, pois as grandes embarcações do Governo e da companhia petrolífera nacional Pertamina só podem atracar em Sisakap, cujo pequeno píer está totalmente destruído.
Enquanto isso, as autoridades indonésias elevaram a 38 o número de mortos por conta da primeira erupção do vulcão Merapi, também na Ilha de Java, na terça-feira passada, e avaliaram em 50 mil o número de pessoas que foram evacuadas da região.
A Indonésia está localizada no chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de sete mil tremores por ano, a maioria com baixa intensidade, que passam despercebidos para a população.