Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 13 de novembro de 2010

libertação de Suu Kyi é impulso à democracia em Mianmar

Foto: AFP
Aung San Suu Kyi acena para seguidores após ser libertada da prisão domiciliar. Foto: AFP
Aung San Suu Kyi acena para seguidores após ser libertada da prisão domiciliar

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou em nota neste sábado que o governo brasileiro recebeu "com satisfação" a notícia da libertação da líder opositora Aung San Suu Kyi em Mianmar.
"O governo brasileiro reitera a expectativa de que esse gesto e as recentes eleições realizadas em Mianmar venham a impulsionar as reformas com vistas ao estabelecimento de instituições democráticas no país", afirma a nota.
Suu Kyi foi libertada neste sábado, após mais de sete anos consecutivos de prisão domiciliar. Minutos depois, a dissidente apareceu com um vestido lilás na porta de sua casa, onde três mil seguidores a aguardavam para celebrar sua libertação.
Sua mais recente condenação terminava neste sábado, menos de uma semana depois das primeiras eleições organizadas no país em duas décadas, e que foram consideradas uma farsa pelo Ocidente.
A "Dama de Yangun", Prêmio Nobel da Paz, odiada pelo general Than Shwe, à frente do governo militar, está presa desde 2003. Passou 15 dos últimos 21 anos encarcerada, detida em diferentes ocasiões.