Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

54646

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ibama flagra 13 estabelecimentos sem licença ambiental no Pará

BELÉM - No primeiro dia da operação 'Quintal II', os fiscais do Ibama já flagraram 13 estâncias sem licença ambiental para comercializar produtos de origem florestal. Os estabelecimentos estão localizados na rodovia Arthur Bernardes, alvo da operação do órgão ambiental. Toda a madeira encontrada nos pátios das empresas foram apreendidas e estão sendo medidas. O Ibama estima que elas somem cerca de mil metros cúbicos de madeira.

Agora, os agentes ambientais realizam um levantamento dos proprietários da estâncias e a medição da madeira para aplicar a multa. O valor é de R$ 300 por metro cúbico de madeira apreendida. A madeira encontrada nos estabelecimentos vistoriados também não possui documentação de origem.

O material apreendido será doado a instituições beneficentes da região metropolitana de Belém. Além das multas, os proprietários vão responder por crime ambiental. A 'Quintal II' prossegue sem prazo para terminar e conta com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental.

Quintal I
Na primeira versão da operação, realizada em janeiro do ano passado, foram fechadas duas estâncias por funcionar sem licença ambiental, aplicadas cerca de R$ 600 mil em multas e apreendidos aproximadamente 1,8 mil m³ de madeira serrada, o equivalente a 60 caminhões cheios. (AL)
Portal da amazonia