Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Amazonas lança edital para uso público em áreas protegidas



MANAUS -A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) lança, hoje (17), o programa de uso público das Unidades de Conservação do Amazonas.   Representantes do órgão e da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) se reuniram para elaborar a portaria que oficializa o Grupo de Trabalho que comandará as ações para a execução das atividades, a começar pela minuta do Edital, que deverá estar disponível em março de 2011 nos sites dos dois órgãos. 


Com a medida, serão estabelecidos prazos e produtos para a elaboração do Edital de concessão, que deverá ainda ter uma minuta a ser apresentada aos profissionais que trabalham com turismo e à sociedade em geral. A portaria do GT será assinada nesta quinta-feira, no decorrer do Fórum Estadual de Turismo, que será realizado no auditório da AFEAM, às 15h.


Para a titular da SDS, Nádia Ferreira, a criação do GT é de fundamental importância no processo, já que a expectativa é disponibilizar a minuta do Edital até o final do mês de março para as contribuições da sociedade.


“Estamos trabalhando com um bem público, um patrimônio natural de todos. É fundamental inserir a sociedade nesse processo, sugerindo e participando. Esse processo levou um tempo de amadurecimento desde a criação das Unidades de Conservação estaduais, passando pelos Decretos, até o estabelecimento dos planos de uso dessas áreas. Agora, estamos no momento certo, prontos para dar mais esse salto no desenvolvimento sustentável em áreas protegidas, isso se faz através do componente ambiental, social e econômico”, declara Nádia Ferreira.


A secretária ressalta ainda que em nenhum momento o Amazonas se isenta da responsabilidade quanto à fiscalização, que deverá ganhar reforço com o desenvolvimento das atividades nas áreas protegidas. (JK)