Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Anatel destina radiofrequências para satélites de monitoramento ambiental

Anatel destina radiofrequências para satélites de monitoramento ambiental
Rádio Observatório Espacial do Nordeste (ROEN), em Eusébio, no Ceará, de onde será feito o monitoramento dos satélites de monitoramento ambiental.[Imagem: Inpe]

Órbita polar
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (27) a destinação da faixa de radiofrequências de 26,55 GHz a 26,85 GHz para as tarefas de monitoramento ambientalpor satélites.
O primeiro satélite do Sistema Nacional de Satélites Ambientais de Órbita Polar (Polar-Orbiting Operational Environmental Satellite System) tem lançamento previsto para 2014 e sua estação ficará na cidade de Eusébio, no estado do Ceará.
O sistema poderá prever o tempo com cinco a sete dias de antecedência. Hoje a previsão alcança de três a cinco dias. "Uma nova geração de informação irá melhorar muito e funcionará com suporte ambiental," comentou o conselheiro da Anatel, João Resende.
A iniciativa servirá para gerar mais informações ao Brasil a respeito de dados climáticos e meteorológicos.
Catástrofes climáticas
"Estamos impressionados com as catástrofes que estão ocorrendo no Brasil. Isso nos levou a disponibilizar esses recursos para o bem dos brasileiros", disse o presidente da Anatel, Ronaldo Mota.
O sistema será operado pela Raytheon Espectro Serviços de Telecomunicações Ltda, em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe).
O mesmo sistema é utilizado por diversos receptores distribuídos em todo o mundo, totalizando 16 receptores, em 15 localidades. Dentre elas estão Estados Unidos, Chile, Brasil, Austrália, Ilha de Guam, Coreia do Sul, Índia, África do Sul, Noruega, Antártida, Nova Zelândia e Espanha.