Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Fux: Ficha Limpa ‘conspira em favor da moralidade’

  Carlos Cacconello/Folha
Com a posse no STF marcada para 3 de março, Luiz Fux recebeu jornalistas para uma conversa, nesta segunda (14).
Chega ao Supremo num instante em que há casos polêmicos por julgar. Soou alvissareiro em relação a dois deles: a Ficha Limpa e o mensalão.
Sobre o primeiro, esquivou-se de emitir juízo sobre casos concretos. Mas disse o que pensa sobre o espírito da lei que exige protuário limpo dos políticos:
"Eu não conheço esse mundo ainda. Eu conheço tanto quanto conhecem os leitores laicos que não têm entendimento jurídico nenhum...”
“...[...] Quanto à lei em geral, é uma lei que conspira em favor da moralidade administrativa, como está na Constituição Federal. Agora, o caso concreto eu não conheço".
Quanto ao mensalão, inquirido sobre as pressões que rondam o processo, Fux prometeu julgar com desassombro:
"Após ter conhecimentos dos autos, eu vou julgar com a minha independência, com a coragem que se tem que ter que se exige do juiz. O juiz com medo tem que pedir para ir embora".
Tomado apenas pelas palavras, o novo ministro do STF desce à 11ª cadeira do tribunal como uma grata surpresa.