Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ofir Loyola luta para adquirir remédio em falta no mercado nacional

O Hospital Ofir Loyola está entrando numa mobilização nacional, ao lado de hospitais e instituições de referência no tratamento do câncer, para tentar adquirir um medicamento em falta no mercado nacional. Trata-se do “L-Asparaginase 10.000″, medicamento usado no tratamento de pacientes com leucemia e que foi distribuído pela última vez no hospital em agosto de 2010, quando foi zerado o estoque na farmácia do Serviço de Quimioterapia. O medicamento era produzido pelo laboratório Bagó, que não está mais disponibilizando o produto aos hospitais de todo o Brasil.
Nesta segunda-feira, 7, a diretoria do Ofir Loyola entrará em contato com o Ministério Público Estadual, para expor o problema e buscar alternativas para tentar garantir a obtenção do produto junto ao fabricante que interrompeu o fornecimento da droga sem qualquer explicação. Ainda no mês de janeiro, no início da nova gestão, a diretoria tentou obter informações junto à Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, que confirmou que o problema está ocorrendo em todo o Brasil, ressaltando que não havia conseguido respostas junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao laboratório Bagó.
Uma alternativa cogitada poderá ser a importação coletiva do produto, através de um pool entre diversos hospitais brasileiros, o que poderá deixar a importação mais viável do ponto de vista econômico. Nesse sentido, o Ofir Loyola já está entrando em contato com outras instituições de referência no tratamento do câncer.
IMPACTOS
O “L-Asparaginase 10.000″ é uma das drogas usadas em uma das etapas do tratamento da leucemia e a ausência desse medicamento facilita o risco de recaídas, levando muitos pacientes à necessidade de novas internações. Com a falta do medicamento no mercado nacional, o tratamento segue sem uma de suas etapas, infelizmente, diminuindo sua eficiência.
O HOL apela às autoridades nacionais de saúde para que se empenhem na solução deste problema junto ao laboratório fabricante, informando que não poupará esforços para atender seus pacientes da melhor forma possível.
Ascom – Hospital Ofir Loyola
Agência Pará.