Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Sespa atenderá reivindicações dos servidores da URE Demétrio Medrado

Servidores da Unidade de Referência Especializada Demétrio Medrado, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), estiveram reunidos nesta sexta, 11, para discutir e elaborar uma série de reivindicações em favor da melhoria da segurança do prédio, que foi alvo de um assalto na tarde de quarta-feira, 09.

A reunião convocada pelo diretor da Unidade, Anildo Souza, dará origem a um documento que será entregue ao gabinete da Sespa, que escalou dois de seus representantes, Moisés Mascarenhas e Elianete Nascimento, para conversar com os servidores. Os funcionários andam apreensivos com a rotina de insegurança no bairro da Sacramenta, onde está localizada a URE.
O assalto aconteceu por volta das 17h, quando não havia mais pacientes sendo atendidos. Dois homens em uma moto renderam o vigilante armado de plantão após se passarem por familiares de pacientes. Um deles, inclusive, disse que estava com os documentos necessários para marcar uma consulta para o pai.
Toda a ação, que resultou no roubo da arma do vigilante, foi gravada pelas oito câmeras do circuito interno de segurança da Unidade. Cópias desse material já foram entregues aos departamentos de inteligência das Polícias Militar e Civil, além da empresa de vigilância responsável pela guarda do local, para que sirvam aos protocolos de investigação vigentes.
Segundo o diretor da URE Demétrio Medrado, o governo estadual tem todo o interesse em rastrear pontos de risco na capital e no interior do Estado a fim de prevenir ações de bandidos em órgãos públicos. “É um verdadeiro impasse, pois não podemos proibir a entrada das pessoas no lugar. Não temos como saber, pela aparência de cada um, quem é bandido ou não”, analisa Anildo Souza.
Além das câmeras, a Unidade dispõe de alarme, cercas elétricas e circuito interno de TV. Mesmo assim, os servidores estão inseguros, visto que este já é o terceiro assalto ocorrido no local em menos de um ano. Os funcionários vão elaborar um documento que contém, entre outras reivindicações, a reforma dos muros, instalação de grades em todas as janelas e também de um portão eletrônico para a entrada de veículos e construção de uma portaria, para que seja feita uma triagem mais criteriosa. A URE recebe pacientes encaminhados pelos postos de saúde para serem submetidos a tratamentos de reabilitação em casos como paraplegia, paralisia e, principalmente, curativos específicos para pessoas com hanseníase. Não se trata, portanto, de uma unidade que atende urgência e emergência.
O documento será enviado ao titular da Sespa, Hélio Franco, no máximo até terça-feira, 15. De antemão, o secretário já ordenou que a Diretoria Operacional da Secretaria coloque a equipe de engenharia à disposição das demandas estruturais da Unidade.
Mozart Lira – Ascom/Sespa