Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 19 de março de 2011

Forças de Kadafi desrespeitam cessar-fogo e bombardeiam Benghazi


Apesar da resolução da ONU, ditador ordena violento ataque aos rebeldes; avião de combate é derrubado


O líder líbio Muamar Kadafi desrespeitou o cessar-fogo e ordenou um ataque violento a Benghazi neste sábado, 19, apesar da resolução da ONU. Os rebeldes foram atacados de forma intensa e de surpresa. A cidade foi bombardeada em vários pontos - pelo menos oito pessoas teriam morrido.
Um avião de combate (foto) foi derrubado pelos rebeldes durante os ataques e que a ofensiva se desenvolveu por terra e por ar. As forças leais a Kadafi, inclusive, já entraram em alguns bairros da periferia do oeste de Benghazi.
Uma grande nuvem negra cobriu a cidade após os ataques. Agências internacionais relataram pelo menos quatro grandes explosões.
Um porta-voz de Kadafi desmentiu as informações da quebra do cessar-fogo e afirmou que foram os rebeldes que desrespeitaram o acordo.
Neste sábado, acontecerá a cúpula de Paris com os principais participantes dos esforços diplomáticos. As grandes potências podem iniciar um ataque contra Kadafi depois da reunião, uma vez que o ditador líbio voltou a atacar os rebeldes. (Com AP e Efe)