Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de março de 2011

Gallup: Aprovação de Obama caiu 6 pontos no Brasil

Entre 2009 e 2010, o índice sofreu recuo de 61% para 55%
Emmanuel Dunand/AFP
O Gallupp levou à web um estudo sobre o prestígio do presidente dos EUA, Barack Obama, na América Latina.
O trabalho baseia-se no resultado de pesquisas realizadas em 18 países da região entre julho de 2009 e setembro de 2010.
Foram ouvidas 2.000 pessoas em cada país –metade no ano de 2009, a outra metade em 2010.
Verificou-se que Obama desfruta de índices de aprovação expressivos na grossa maioria das nações do hemisfério. Porém...
...Porém, entre um levantamento e outro, as taxas caíram mais de três pontos percentuais em 11 países. Em sete deles a queda foi de dois dígitos.
Neste sábado (19), Obama inicia pelo Brasil uma viagem que inclui no itinerário o Chile e El Salvador.
Entre os brasileiros, informa o Gallup, 55% aprovam o desempenho de Obama na Casa Branca.
O índice embute uma queda de seis pontos percentuais em relação à taxa de 61% que havia sido apurada em 2009.
Os chilenos atribuíram a Obama, em 2010, aprovação de 67%. No ano anterior, era de 72%. Caiu cinco pontos.
Deu-se em El Salvador, terceira escala da viagem de Obama, a maior queda: 23 pontos. A despeito disso, 61% dos salvadorenhos ainda o avaliam positivamente.
O Gallup também perguntou aos entrevistados se acreditam que as relações entre os países da Amércia Latina e os EUA serão intensificadas sob Obama.
Comparando-se os dados de 2009 com os de 2010, verificou-se, de novo, uma queda na taxa de confiança.
Brasileiros, chilenos, salvadorenhos e cidadãos de outros dez países mostraram-se mais céticos quanto às possibilidade de incremento da parceria com os EUA.
No Brasil, a queda da taxa de confiança foi de sete pontos percentuais.
De acordo com o dado mais atualizado, de setembro de 2010, 40% dos brasileiros acreditam que as relações com os EUA serão incrementadas sob Obama.
Outros 26% acham que a coisa ficará como está, sem avanços nem recuos. Escassos 6% crêem que vai piorar. E 28% não quiseram ou não souberam responder.
No Chile, segundo país a ser visitado por Obama, os que acreditam na melhoria das relações com os EUA somam 43%. Um índice 17 pontos abaixo do de 2009.
Em El Salvador, a queda foi novamente a maior verificada nos 18 países pesquisados: 23 pontos. Ali, apenas 27% crêem no azeitamento das relações com os EUA.
O Gallup recorda no estudo, divulgado nesta quinta (17), uma expressão pronunciada por Obama na Conferência das Américas, realizada em 2009.
O presidente americano dissera nesse encontro que sua administração estabeleceria com os países latino-americanos uma “parceria de iguais”.
O documento atribui a queda dos índices à possível percepção dos entrevistados de que a realidade ficou aquém das palavras.