Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 19 de março de 2011

Japão: AIEA adverte sobre riscos de radioactividade nos alimentos


Por Redacção

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) alertou este sábado para os riscos para os humanos do consumo de alimentos processados contaminados depois que as autoridades japonesas detectaram níveis anormais de radioactividade em leite e espinafres. 

O Ministério da Saúde japonês confirmou que foi detectado iodo radioactivo em níveis mais elevados que o normal em alimentos perto da central nuclear de Fukushima 1.

«Apesar de o iodo radioactivo ter uma curta vida, em média de oito dias, existe um risco no curto prazo para a saúde humana caso os alimentos contaminados sejam consumidos, pois podem causar danos na tiróide», defende a AIEA.

O consumo de pastilhas de iodeto de potássio pode ajudar a evitar que as substâncias se acumulem nas tiróides, disse a AIEA, completando que as autoridades japonesas recomendaram que as pessoas retiradas tomem as pastilhas.

Também foram detectadas substâncias radioactivas na água corrente de Tóquio e outras localidades, mas em níveis inferiores ao limite legal, indicou a agência Kyodo