Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de março de 2011

Medo da radiação provoca fuga de moradores e turistas de Tóquio


Cientistas pedem calma a população. A capital tem cerca de 12 milhões de habitantes.

O medo da radiação da usina nuclear de Fukushima 1, no Japão, provocou a fuga de várias pessoas da capital Tóquio nesta terça-feira (15). Outros moradores permaneceram dentro de suas casas em meio a temores.

A usina, que foi atingida pelo terremoto de sexta-feira, fica a 240 km de Tóquio. Mesmo com as garantias do governo municipal de que os baixos níveis de radioatividade detectados até na capital japonesa "não são um problema", a população decidiu que permanecer na cidade é um risco.
Segundo a Reuters, empresas da capital retiraram seus funcionários da cidade, visitantes reduziram tempo de férias e companhias aéreas cancelaram vôos. Quem permanece estoca alimentos e suprimentos dentro de casa.
Condições climáticas
Oito horas após novas explosões na usina, a agência meteorológica da ONU informou que os ventos estavam dispersando o material radioativo para o oceano Pacífico, distante do Japão e de outros países da Ásia.

No entanto, a Agência Meteorológica Mundial, sediada em Genebra, divulgou que as condições climáticas podem mudar. Cientistas pedem calma a população de Tóquio. A cidade tem cerca de 12 milhões de habitantes.
Redação CORREIO