Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 19 de março de 2011

PT usa entrevista de Dilma para criticar EUA na web

Jim Watson/AFP
Embarque da família Obama, na noite passada, rumo ao Brasil e às críticas do PT 

O PT usou uma entrevista de Dilma Rousseff para driblar a orientação do Planalto de evitar ataques aos EUA durante a visita de Barack Obama ao Brasil.
O partido levou à sua página na internet “notícia” sob o seguinte título: “Petistas apoiam Dilma em críticas aos EUA por práticas na base de Guantanamo”.
O texto faz referência a uma entrevista concedida por Dilma à repórter Claudia Safatle.
Reproduzida aqui, a conversa foi veiculada na quinta-feira (17), antevéspera da chegada de Obama.
No pedaço em que fala da visita do presidente americano, Dilma resvala no tema dos direitos humanos. Ela soou assim:
“Se não concordo com o apedrejamento de mulheres, eu também não posso concordar com gente presa a vida inteira sem julgamento [na base de Guantânamo]. Isso vale para o Irã, vale para os Estados Unidos e vale para o Brasil...”
O partido utilizou as palavras da presidente como pretexto para dar vazão às críticas que a própria Dilma recomendara que fossem represadas.
"Os direitos humanos são universais e não possuem fronteiras”, diz a deputada Érica Kokay (PT-DF), no texto do PT.
“Guantânamo é inadmissível, especialmente por estarmos falando de um país [EUA] que bate no peito e diz ser guardião dos direitos civis".
Também citado no portal do PT, o deputado Dr. Rosinha (PR) pega mais pesado. Ele pespega nos EUA a pecha de nação adepta da tortura:
“A Base de Guantánamo, um enclave norte-americano em Cuba, é um centro de tortura que devia ser fechado. Mas a tortura não é só lá, ocorre também nos EUA”.
O deputado Rosinha caprichou nos espinhos:
“Bradley Manning, 22 anos, o soldado do Exército dos EUA acusado de vazar documentos sigilosos para o site WikiLeaks, está sendo submetido a diferentes tipos de torturas, conforme diferentes fontes".
Os ataques foram à web 24 horas depois de uma reunião em que a Executiva Nacional do PT decidira render-se ao enquadramento de Dilma.
Respirou-se no encontro da Executiva uma atmosfera de contrariedade. O ambiente foi retratado neste sábado (19) na sessão Painel, da Folha.
Vai reproduzido abaixo o conteúdo da notícia:
“No divã: Em privado, petistas expressam contrariedade diante do ‘veto branco’ imposto a manifestações críticas a Barack Obama, que chega hoje ao Brasil. Alegam que o partido está sendo ‘mais realista do que o rei’.
Em reunião anteontem da Executiva Nacional, a secretária de Relações Internacionais, Iole Ilíada, cogitou divulgar nota que lembrasse posições históricas da sigla contra a política externa americana.
A cúpula, porém, preferiu abortar a discussão. ‘Julgamos que opiniões sobre temas controversos não deveriam aparecer neste momento. Afinal, Obama é convidado do nosso governo’, diz o secretário-geral, Elói Pietá.
Durante a semana, Dilma irritara-se com a participação de petistas na organização de protestos dos movimentos sociais contra a visita de Obama.
Algo que levou o PT a tomar distância. Foram desautorizadas a participação em atos anti-Obama e até as declarações de filiados contra o visitante ilustre.
Abortou-se a nota idealizada pela secretária Ilíada. Mas a entrevista de Dilma deu brecha para a difusão de parte da odisséia de críticas do PT aos EUA.
Para o deputado Rosinha (PT-PR), a visita é “a oportunidade ideal para que Obama anuncie algumas medidas na área de direitos humanos”. Convém puxar a cadeira.
Os Obama desembarcaram na Base Aérea de Brasília às 7h42 deste sábado (19). Veja na imagem abaixo.