Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de março de 2011

Televisão líbia anuncia operação iminente em Bengasi


  A televisão estatal líbia está a anunciar uma “operação iminente” do Exército em Bengasi, a segunda maior cidade da Líbia e sede da revolta contra o regime de Muammar Khadafi.
As Forças Armadas chegarão para garantir a vossa segurança, para pôr fim à injustiça que estão a viver e trazer calma à vida quotidiana”, adianta um comunicado oficial que a televisão líbia apresentou como sendo um alerta à população de Bengasi.
“Esta é uma operação humanitária do vosso interesse. Não se trata de vingança”, garante o Exército.

A declaração terá por base as conquistas do dia das forças leais ao coronel Khadafi, que depois de tomarem a cidade de Brega, anunciaram estar de novo na posse de Ajdabiyah, um ponto estratégico na auto-estrada costeira que leva a Bengasi e ao porto petrolífero de Tobruk.

As tropas rebeldes confirmaram a perda de Brega – “Perdemos completamente, não conseguimos resistir à ofensiva de Khadafi”, disse à Reuters um dos combatentes –, mas garantiram ainda estar a combater em Ajdabiyah. 

O ataque do Exército começou com bombardeamentos aéreos, que levaram à debandada da população civil. Depois as tropas do regime tentaram uma ofensiva terrestre, mas alegadamente não conseguiram entrar no perímetro da cidade. “Eles bombardearam a cidade mas a situação ainda é boa. As unidades tentaram entrar na cidade mas foram travadas. Ajdabiyah ainda está nas mãos dos revolucionários”, garantiu um porta-voz do Conselho Nacional Líbio à agência AFP.