Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Servidores do Judiciário ameaçam iniciar greve na 3ª

Divulgação

Um grupo de cerca de 300 servidores do Judiciário realizou manifestação defronte do prédio do STF nesta quarta (19). Ameaçam entrar em greve na próxima terça (25).

Pressionam pela aprovação, no Congresso, de projeto que eleva os salários da categoria em 56%. O governo fez as contas.

Estimou em R$ 4 bilhões anuais o custo do reajuste. Alega que não há dinheiro. No centro da queda-de-braço estão os ministros do STF e do TSE.

Dois deles, Carlos Ayres Britto e Ricardo Lewandowiski receberam representantes do sindicalismo judiciário.

Além de integrarem o STF, os dois ministros atuam no TSE. Ayres Britto acaba de transferir a presidência do tribunal a Lewandowiski.

A dupla está especialmente preocupada com os efeitos que uma greve pode ter sobre a rotina do TSE, às voltas com a organização das eleições de 2010.

A conversa com os sindicalistas não resultou em nenhum tipo de acordo. Informou-se apenas que o STF tenta estabelecer uma negociação com Executivo e Legislativo.

Formou-se uma comissão com representantes do Supremo e do Ministério do Planejamento. Mas, por ora, não há sinal de entendimento.

Os sindicatos decidiram veicular na televisão um vídeo no qual explicam as razões do “estado de greve”.

A peça é estrelada por Roberto Policarpo, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no DF. Pode ser assistida aqui.