Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

domingo, 6 de junho de 2010

Pesquisa Ibope para governo do Pará

Embora a pesquisa esteja, no que tange ao cenário de governo, prejudicada pela ausência do pré-candidato do PMDB, Domingos Juvenil, (quando a pré-candidatura de Juvenil foi anunciada a pesquisa já estava em campo) é possível constatar o ligeiro conforto do ex-governador Simão Jatene, quando a candidatura de Jader Barbalho é retirada da disputa pelo governo.

No gráfico abaixo são consultadas as intenções de voto em Simão Jatene, Ana Júlia, Valéria e Priante:

Gráfico elaborado pelo Ibope, recortado do Blog do Vic            
01A dúvida aí é intuir como seriam redistribuídos os votos dados a Valéria e Priante: poderiam ser depositados em Domingos Juvenil, já que é de se intuir que os eleitores que demonstraram a intenção de votos nos dois são aqueles que não desejam, pelo menos em primeiro turno, o ex-governador e nem a atual governadora?

Creio que Simão Jatene, e Domingos Juvenil devam, em principio, receber estes 29% depositados em Valéria e Priante.

Uma próxima pesquisa não deverá alterar a ordem de colocação no gráfico, com Jatene em primeiro lugar, seguido de Ana Júlia. Juvenil deverá estar em terceiro, pois que a sua candidatura é novidade ainda em processo de maturação pelo eleitorado.

O potencial de votos que cada candidato ao governo poderia alcançar também é medido pelo Ibope.

Esta medição ausculta  o teto eleitoral do candidato: aquilo que, em tese, ele alcançaria caso conseguisse romper todos os tipos de percalços no convencimento do eleitor.

O gráfico abaixo demonstra o teto dos candidatos ao governo e ainda traz Jader Barbalho, que já se decidiu pelo Senado:

Gráfico elaborado pelo Ibope, recortado do Blog do Vic     02

Note-se que Jader, Jatene, Valéria e Almir, com tetos eleitorais acima de 50% poderiam vencer a eleição em segundo turno, onde o candidato precisa ter 50% + 1 dos votos válidos.

Neste cenário, Ana Júlia, Priante e Anivaldo teriam dificuldades de vencer a eleição em segundo turno pois seus respectivos tetos estão abaixo de 50%.

A rejeição da governadora Ana Júlia, desde a última pesquisa Ibope realizada ainda no ano passado, caiu cerca de 10 pontos percentuais, mas, ainda é alta a ponto de ameaçar-lhe a permanência no Palácio dos Despachos: mandatários com rejeição acima de 40% não têm, estatisticamente, conseguido reeleição.

No gráfico abaixo, Ana Júlia é a mais rejeitada, com 47% de eleitores que afirmam que não votariam nela.

Gráfico elaborado pelo Ibope, recortado do Blog do Vic     
nao 
Na simulação de segundo turno, a governadora Ana Júlia perderia a eleição para todos os candidatos que com ela se batessem.

No quadro abaixo Ana Júlia perderia a eleição para Simão Jatene:

Gráfico elaborado pelo Ibope, recortado do Blog do Vic     
seg1 
No quadro abaixo Ana Júlia perderia a eleição para Jader Barbalho (que já anunciou ser candidato ao Senado):

Gráfico elaborado pelo Ibope, recortado do Blog do Vic     
seg2
No quadro abaixo Ana Júlia perderia a eleição para Valéria:

Gráfico elaborado pelo Ibope, recortado do Blog do Vic     
val
Como eu avaliei anteriormente, a alta taxa de rejeição de Ana Júlia a faz perder, em segundo turno, para qualquer dos candidatos que se bata com ela.

Um dado interessante ainda, é o fato de Ana Júlia estabelecer um teto de 37% no segundo turno, independente de com quem ela dispute: este percentual é exatamente o mesmo que aprova a forma como Ana Júlia administra o Pará, contra 53% que lhe desaprova o governo, conforme o quadro abaixo:

Gráfico elaborado pelo Ibope, recortado do Blog do Vic      
aprov
No Blog do Vic está publicada a pesquisa completa, com todos os gráficos e simulações auferidos