Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Tucuruí recebe orquestra no projeto Pará Sinfônico

08/06/10 - 15:51h

OSTP: Repertório de grande apelo popular para levar a música sinfônica para o maior número de pessoas
Em continuidade ao projeto "Pará Sinfônico - A Orquestra nos municípios", a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) agora desembarca em Tucuruí para duas apresentações especiais, nesta terça (8) e quarta-feira (9) hoje e amanhã, na solenidade comemorativa pelos 25 anos da Hidrelétrica de Tucuruí, que acontecerá na Casa de Força da hidrelétrica, com apoio da Eletronorte.
O projeto objetiva a interiorização das atividades da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), que antes da iniciativa eram restritas apenas à capital paraense. Com o repertório de grande apelo popular para levar a música sinfônica para o maior número de pessoas, a associação tornou o projeto permanente devido a resposta do público. A mobilização, tanto das prefeituras, quanto da população dos municípios para que o evento dê certo, é grande. "A gente percebe no município inteiro uma autoestima muito grande por eles estarem usufruindo de um bem cultural que antes era privilégio da capital", ressalta João Augusto Ó de Almeida.

O repertório é repleto de variações da literatura sinfônica e inclui os clássicos mais populares, principalmente da música brasileira. Um exemplo disso é o fim do espetáculo ser embalado pela trilha do filme Guerra nas Estrelas, clássica saga escrita e dirigida por George Lucas, lançada no ano de 1983. A trilha sonora do filme conta com composições de John Williams e é gravada pela Orquestra Sinfônica de Londres. Segundo o maestro da OSTP, Enaldo Oliveira, as apresentações são vibrantes e eufóricas. "A expectativa da orquestra é deixar o público animado, emocionado e impressionado com o espetáculo", assegura o Maestro.

No último dia 5, a orquestra levou seu repertório para Santa Izabel, em apresentação lotada, e no dia 19 será a vez de Ananindeua, na Praça da Bíblia.

Serviço
Em Tucuruí, no dia 8 de junho, no Ginásio Ismaelino Pontes, às 19 horas. No dia 9, a OSTP se apresenta, às 11h30, na solenidade comemorativa pelos 25 anos da Hidrelétrica de Tucuruí, que acontecerá na Casa de Força da hidrelétrica. Em Ananindeua, a apresentação será no dia 19 de junho, na Praça da Bíblia, às 19 horas. (Ascom/Secult)