Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de julho de 2010

3º Salão do Livro chama atenção da comunidade para a importância da leitura

Contação de História: O Salão é uma grande oportunidade de divulgação e de conscientização da importância da cultura, visto que, para muitos educadores e alunos da região

Chamar a atenção da comunidade para a leitura e valorizar os artistas e escritores locais. A partir dessas premissas começa a 3ª edição do Salão do Livro da Região do Lago de Tucuruí.
O 3º Salão é uma promoção do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a Eletrobras Eletronorte. 
Sob os atentos olhos de uma diversificada platéia, a abertura oficial do evento aconteceu na noite de ontem (25) no Cine Roxi e contou com a presença de autoridades e representantes da Eletrobras Eletronorte.
Dando as boas vindas, o superintendente de Produção Hidráulica da Eletrobras Eletronorte, Antonio Augusto Bechara Pardauil, disse que a Empresa tem se imbuído em realizar o evento todos os anos por acreditar que a difusão da educação e da cultura é a verdadeira responsabilidade social cuja empresa está alinhada em seu credo corporativo. “Nossa pretensão é tirar pessoas excluídas socialmente, porque entendemos que somente através da educação isso é possível. Manter o Salão todos os anos é contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da cultura da população da Região”, afirmou Pardauil.
Para Cincinato Marques Júnior, secretário de Estado de Cultura, essa parceria entre os órgãos do Governo do Estado e a Eletrobras Eletronorte é fundamental para fomentar a cultura e a educação para as comunidades da região além de capacitar educadores de sete municípios de influência da UHE Tucuruí. “Educação e cultura devem andar juntas e alinhadas. Realizar os Salões do Livro tem contribuído para a formação de novos leitores e ajudado no crescimento de uma área ainda em desenvolvimento no Pará”.
O salão desse ano tem como patrono o escritor e poeta paraense Dalcídio Jurandir. Representando toda a sua obra e nome, José Ribeiro Pereira, filho do homenageado, agradeceu a homenagem em nome de toda a família e herdeiros. Ele falou ainda sobre a importância da obra de Dalcídio Jurandir como expoente da cultura do nortista e amazônida. Toda a vida e costumes da região Norte retratadas nos versos do poeta passaram a ser divulgadas recentemente pela Casa da Cultura Dalcídio Jurandir, mas todo o conjunto da obra ainda está restrito ao meio intelectual e acadêmico. A difusão das obras em outras regiões do país começa por Niteroi, no Rio de Janeiro. “É necessário que a cultura do Norte possa chegar ao Sul e Sudeste. Por isso foi fundada a Casa da Cultura Dalcídio Jurandir”. José fez questão de frisar o amor de seu pai pela região, especialmente no Pará.
O Salão deste ano quer valorizar os artistas locais e a intenção é divulgar os trabalhos dos poetas, escritores, grupos de dança, de teatro e manifestações culturais da região do lago que compreende os municípios de Tucuruí, Novo Repartimento, Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá e Pacajá. Além de caravanas dos municípios que compõem a região de Integração do Lago, são esperados visitantes de Tailândia, Belém, Nova Ipixuna e Marabá.
O governo do Estado pretende descentralizar cada vez mais o Salão do Livro que hoje é realizado em Tucuruí e Santarém. A meta é organizar novos Salões nas 13 regiões de integração do Estado para aumentar o nível cultural nos 144 municípios. Já em julho o Governo se prepara para realizar o primeiro Salão do Livro de Marabá.
Quanto ao credileitura, o governo do Estado este ano disponibilizará a cota de R$ 200,00 para cerca de 1200 educadores. Ao todo, R$ 290 mil estarão disponíveis para professores e secretários escolares da rede estadual de ensino de sete municípios para aquisição de material didático, de pesquisa e literário.
Educação, cultura e responsabilidade social
O Salão do Livro da Região do Lago de Tucuruí já entrou no calendário cultural do município e da Região do Lago de Tucuruí.
Desde 2008, o evento transforma o município em pólo da leitura e da cultura, por promover oficinas, palestras, encontros literários, exibição de filmes e apresentações culturais de dança, teatro e música. Para a Superintendência de Produção Hidráulica (CPH), investir em educação e cultura é a verdadeira responsabilidade social na qual a Empresa está alinhada.
O Salão do Livro chama a atenção da comunidade quanto à importância da leitura. Sendo o foco a educação, uma vasta programação com diversas palestras e atividades educativas foi preparada para alunos e professores.
O Salão é uma grande oportunidade de divulgação e de conscientização da importância da cultura, visto que, para muitos educadores e alunos da região, o Salão do Livro é o único momento de acesso a cultura e lazer.