Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 4 de setembro de 2010

Aécio: Adversários esvaziam debate político em Minas

Segundo o ex-governador e candidato ao Senado, o PT passa por momento muito difícil no Estado

Belo Horizonte (01) – O ex-governador Aécio Neves criticou hoje a estratégia adotada pela campanha dos seus adversários na disputa pela sucessão ao Governo de Minas. Aécio Neves afirmou que a tentativa de estabelecer um embate entre ele e o presidente da República é artificial e esvazia o necessário debate político que deve ocorrer em torno de ideias e propostas, e não de pessoas. Aécio Neves afirmou que ao desviar o foco das eleições, os adversários abandonaram a discussão dos verdadeiros interesses da população, promovendo claro prejuízo aos eleitores.
Aécio Neves (MG) Foto: Paula Sholl
“O PT passa por momento muito difícil em Minas. O primeiro deles, lá atrás quando foi impedido de ter candidatura ao Governo de Minas a partir de uma intervenção nacional. Agora, na declaração de uma das suas principais lideranças que me parece absolutamente patética, buscando transformar a eleição em Minas em um concurso de popularidade, despolitizando totalmente a campanha. Lamento que talvez o desespero ou o temor pelas últimas pesquisas eleitorais leve uma liderança, por quem todos tínhamos respeito, a querer transformar a eleição em Minas em um concurso de popularidade aos tempos de Marlene e Emilinha Borba”, afirmou o ex-governador referindo-se à famosa disputa das cantoras da Era do Rádio, nos anos 50.
Aécio Neves afirmou que no período eleitoral é fundamental que o eleitor conheça propostas concretas dos diferentes candidatos para que possa fazer a sua escolha. O ex-governador disse que as campanhas de Anastasia e dele manterão o debate de ideias e não entre pessoas.
“Queremos discutir projetos e programas para Minas Gerais. Em todas as regiões do Estado, estamos discutindo projetos para Minas dentro das fronteiras de Minas. Triste uma candidatura que precisa se esconder atrás de outras lideranças para buscar vencer as eleições. É um momento muito triste esse porque passa o PT em Minas Gerais”, afirmou o ex-governador.
Parceria
O ex-governador afirmou ainda que, mesmo estando em partidos adversários, ele e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mantiveram durante oito anos uma postura republicana no relacionamento entre o Governo do Estado e o governo federal. Ele afirmou que seu candidato a presidente, José Serra, também terá uma prática republicana na administração.
“Minas foi o Estado brasileiro que mais avançou em todos os indicadores, tendo aqui um governo que era de oposição ao presidente da República. O presidente teve uma postura republicana com Minas. O candidato do meu partido, José Serra, eu tenho certeza, terá, se eleito, uma posição republicana em relação aos governos estaduais. Minas será respeitada não porque teve um candidato indicado ou apoiado por determinado presidente da República, mas pela força do seu peso econômico, político e pela autoridade do seu governante”, afirmou o ex-governador.
Autonomia
Aécio Neves destacou que o governador Antonio Anastasia é o candidato mais indicado para dar continuidade ao desenvolvimento de Minas e aos avanços conquistados na área social.
“Temos um homem forte que não precisa de um biombo para se esconder. Temos um candidato com toda autonomia sobre quem vão pesar a responsabilidade de governo, a quem a população vai cobrar as ações de governo e quem vai responder a essa cobrança. Quem se esconde atrás de um vice ou de outras lideranças políticas é que não demonstra força, capacidade e autonomia para vencer e para governar. Isso tá ficando muito claro. Temos um candidato extraordinário, eu repito, que não precisa de biombo para se esconder e de muleta para suportar o seu peso nessa campanha eleitoral”, disse Aécio Neves.