Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Eleição para cãmara tucuruiense

Shot008
A Câmara de Tucuruí realizou, hoje, eleição para a Mesa Diretora que presidirá o segundo biênio desta legislatura, a iniciar em janeiro de 2011.
O resultado da eleição causou surpresa no município: tanto quanto eu conheça a politica de Tucuruí, é a primeira vez que um prefeito deixa de fazer sentar o seu candidato na poltrona da presidência do Legislativo.
O Vereador Bena Navegantes, apoiado pelo prefeito Sancler, perdeu a eleição para José Gomes, do mesmo partido do prefeito, mas por este preterido.
Embora o resultado da eleição não signifique mudança radical no relacionamento da Câmara com o Executivo, pois a composição, em seu conjunto, deve ser analisada do ponto de vista eventual e não substantivo, seria de boa prevenção o executivo ajustar a sintonia: derrotas parlamentares são indícios de desarranjos no governo e desarranjos no governo são prenúncios de esgarçamento politico.
Talvez o prefeito de Tucuruí tenha avaliado que a derrota pode ter sido a melhor forma de não ter que gerenciar uma vitória que, via de regra nestas ocasiões, tem um custo terrível que sempre se paga de costas para a República.
Se a nova Mesa se fez vencedora com os olhos voltados para o horizonte, terá sido o fim de um purgatório. Se mirou apenas o umbigo, continuar-se-ão os pecados.
Quero crer que o horizonte foi a meta e que o município possa romper uma página que se vem lendo há muito e que não agrada os olhos dos leitores.