Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Alckmin anuncia 4 secretários; 2 da equipe de Serra

  Eduardo Knapp/Folha
O governador eleito Geraldo Alckmin anunciou nesta terça (16) a primeira fornada de secretários do governo de São Paulo.

Divulgou quatro nomes. Dois integraram o secretariado de José Serra e um é amigo do ex-governador.

Na estratégica Casa Civil, Alckmin acomodou o ex-deputado estadual Sidney Beraldo.

Ele já presidiu o PSDB-SP e a Assembléia Legislativa do Estado.

Sob Serra, Beraldo comandou a Secretaria de Gestão Pública, responsável pelo funcionalismo.

Na eleição de 2010, Beraldo iria às urnas como suplente do senador eleito Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), ex-chefe da Casa Civil de Serra.

Terminou cedendo a vaga de suplente numa composição que o tucanato fez com o PMDB depois que Orestes Quércia, doente, desistiu de concorrer ao Senado.

Na Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência, Alckmin manteve a médica Linamara Rizzo Battistella.

Nomeada por Serra, Linamara já havia sido mantida no posto por Alberto Goldman, o vice que assumiu o governo depois que o titular virou candidato à Presidência.

Para a Secretaria da Saúde, Alckmin indicou o médico Giovanni Guido Cerri, diretor da Faculdade de Medicina da USP.

Giovanni é amigo de Serra. Laços de amizade ligavam-no também ao ex-titular da pasta, Luiz Roberto Barradas Barata, que morreu durante a campanha eleitoral.

Por último, Alckmin anunciou o preenchimento da Casa Militar. Vai ao posto o coronel Admir Gervásio, atual corregedor da Polícia Militar.

O cheiro de Serra que exala dos primeiros nomes do time de Alckmin revela mais do que o desejo de continuidade manifestado durante a campanha.

Alckmin sinaliza a intenção de pacificar o PSDB paulista, fechando as feridas abertas na eleição municipal de 2008.

Naquele ano, Alckmin disputara a prefeitura à revelia da vontade de Serra, que apoiara a reeleição de Gilberto Kassab (DEM).

Avalizado por Serra, um pedaço do PSDB fizara campanha para Kassab, contra Alckmin. Em 2010, Alckmin pagou a traição com lealdade.

Expôs Serra em sua propaganda de governador desde o primeiro turno. Exibia o presidenciável tucano quando todos os “aliados” o escondiam.

Agora, num instante em que Kassab arma-se para enfrentá-lo em 2014, Alckmin empurra para dentro de sua equipe ex-auxiliares e amigos de Serra.