Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Exército retira tanques da praça

Manama. O exército do Bahrein retirou, ontem, da Praça da Pérola, no Centro da Capital Manama, seus tanques. No local estão concentradas as manifestações antigovernistas. A retirada foi uma das condições exigidas pela oposição para dar início ao diálogo político com o regime.

Policiais voltaram a reprimir, com tiros de gás, manifestantes que foram às ruas da Capital, na última sexta-feira, no Bahrein, país aliado dos EUA. Pelo menos 23 pessoas ficaram feridas, segundo o ex-parlamentar xiita Jalal Firooz.

Na véspera, última quinta-feira, uma violenta repressão policial matou dois xiitas. O funeral aconteceu sexta-feira, dia 18 de fevereiro, em que milhares de pessoas compareceram para homenagear as vítimas.

O rei do Bahrein, Hamad bin Isa al-Khalifa, pediu ao príncipe herdeiro que comece um "diálogo nacional" com todos os partidos para resolver a crise. De acordo com o rei, o xeque Salman bin Hamad al-Khalifa tem "todo os poderes" para responder às aspirações populares. Conforme o príncipe herdeiro, em pronunciamento à TV, o diálogo está sempre aberto e as reformas continuam. "Esta terra é para todos os cidadãos do Bahrein. Todas as pessoas honestas devem dizer ´basta´ neste momento", afirmou.

A repressão policial aos protestos deixou três mortos e 200 feridos, segundo informações das autoridades. De acordo com a oposição xiita, o número de mortos é quatro. Ao todo, cinco pessoas já morreram desde a última segunda-feira, quando tiveram início as manifestações, segundo fontes oficiais.

O Bahrein conta, hoje, com a população de um milhão de habitantes. Trata-se de um pequeno arquipélago do Golfo que é governado por uma dinastia sunita, embora a maioria de sua população seja formada por muçulmanos xiitas.