Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Governo começa a investir para combater violência com prevenção

O primeiro Polo do Pró-Paz nos Bairros será instalado em uma área do Campus III da Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Guamá, um dos mais populosos da capital e com graves índices de violência. O local abrigará uma das vertentes do programa, criado no primeiro governo de Simão Jatene (2003 a 2006) e voltado à articulação de políticas públicas por meio da disseminação de uma cultura de paz e o combate à violência.
Durante a visita, o governador foi acompanhado por vários secretários de Estado, pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e pela coordenadora do Pró-Paz pela UFPA, Izabela Jatene.
O Polo do Pró-Paz funcionará na área do projeto Riacho Doce, desenvolvido pela universidade e que hoje atende cerca de 300 crianças, com uma proposta acadêmico-social de ação complementar à atividade escolar, realizada pelo Departamento de Educação Física do Centro de Educação da UFPA. A área construída, que deverá passar por reformas, dispõe de quadra poliesportiva, piscina, salas para atividades artísticas, como dança, e para leitura, informática e projeção, além de quiosques.
No Guamá, o Pró-Paz atenderá cerca de mil crianças e adolescentes com atividades de complementação escolar, esportivas, culturais, de lazer e multidisciplinares, em três turnos, com previsão de início das atividades já na primeira quinzena de abril. A meta do governo é instalar em Belém, até o final deste ano, 10 polos do programa.
Cooperação – O reitor Carlos Maneschy declarou que a intenção é formalizar a parceria da universidade com o governo e estreitar essa cooperação, “pois o governo é um parceiro importante de nossas iniciativas”.
Simão Jatene disse acreditar que o caminho é não só trabalhar com a repressão para diminuir os índices de violência no Estado, pois considera o trabalho preventivo primordial nesse processo. “Não é possível trabalhar só com o braço da repressão, mas realizar a prevenção. E o Pró-Paz é um belo exemplo desse trabalho preventivo. Estamos visitando essa unidade experimental para difundir essa cultura de paz, que norteia o Programa Pró-Paz. Hoje,as nossas crianças só têm como alternativa a rua, e isso não leva a uma coisa boa. Então vamos criar uma alternativa de ocupação para essas crianças e adolescentes, com atividades complementares”, acrescentou.
Izabela Jatene informou que o espaço também servirá como um campo de estágio para estudantes da UFPA. “Ele se torna um grande ponto de estágio para a comunidade acadêmica. Além de atuarmos na prevenção, com atividades de fortalecimento dessa comunidade, vamos ampliar esse espaço de extensão da Universidade, numa parceria com o governo do Estado”, explicou.
Unidade Pró-Paz – Junto com o Pró-Paz nos Bairros, o governo do Estado fortalecerá o combate à violência com a Unidade Pró-Paz (UPP), no bairro da Terra Firme, que também registra altos índices de criminalidade. Simão Jatene foi ver de perto o espaço físico que abrigará a UPP, considerada um novo modelo de atendimento na área de segurança pública no Estado.
A Unidade Pró-Paz atuará em conjunto com a Polícia Comunitária, reunindo policiais civis e militares, e técnicos do Pró-Paz, com apoio de servidores de outras áreas do governo, como educação e saúde. No Pará, a UPP será uma ação integrada, baseada em princípios de segurança e políticas públicas, para atender as comunidades que mais sofrem com a violência urbana. O público-alvo é formado por jovens de 12 a 18 anos, que serão diretamente beneficiados por ações e serviços de prevenção à criminalidade.
O bairro da Terra Firme foi escolhido para abrigar a primeira UPP do Pará após estudo de georreferenciamento, feito pelo centro estratégico da Polícia Civil, e avaliação das estatísticas de ocorrências policiais na área. A previsão é de que as obras no prédio estejam concluídas dentro de no máximo três meses, informou o secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha.
Segundo ele, o perfil de atendimento dessas unidades é voltado a municípios do interior do Estado, visando fortalecer as ações destinadas a diminuir os altos índices de violência registrados no Pará.
“Mais que uma unidade de policiamento, a Unidade Pró-Paz será um núcleo para a sociedade, com um setor de mediação de conflitos, que atuará com a comunidade, atendendo demandas previamente catalogadas, e um núcleo e prevenção social, para acompanhar as políticas públicas”, disse o secretário, acrescentando que o local também servirá para receber denúncias de crimes como tráfico, assassinato e roubo.
Rosa Borges – Secom