Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Governo estuda projeto para levar internet à vila de Alter do Chão


Cláudio Santos/ Ag. PaA elaboração de um projeto que estenda a rede de internet Navegapará de Santarém até a vila de Alter do Chão foi o tema da reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira (18) entre o presidente da Empresa de Processamento de Dados do Pará, Theo Pires, e a prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins. A visita ao município, o titular da Prodepa ofereceu apoio logístico do Estado para manutenção da infraestrutura da rede, a fim de que o programa não seja interrompido em Santarém e, ainda, possa ser ampliado para beneficiar, mais pessoas.
“O governo disponibilizou apoio logístico para a prefeitura e apresentou propostas de melhoria e ampliação da rede”, explicou Theo Pires, que também discutiu com a prefeita a ampliação da rede para localidades próximas e a possibilidade de novas parcerias com a iniciativa privada”. Outro ponto tratado foi um acordo entre Governo e Prefeitura para garantir mais rapidez na resolução dos problemas técnicos que possam vir a acontecer na rede do Navega Pará em Santarém.
Manutenção - Mais de 90% da rede já está operando normalmente, apenas quatro, dos 55 equipamentos WI-FI, não foram reativados, pois serão encaminhados para análise de garantia. Durante a reunião, a prefeitura também foi orientada pela Prodepa a adquirir equipamentos reserva para esses casos. Além do encontro com Maria do Carmo, o presidente da Prodepa reuniu com técnicos da Secretaria de Planejamento do município para tratar de questões operacionais.
Histórico- Até a última terça-feira (15), quinze pontos de internet do município estavam sem conexão devido a problemas técnicos causados por falta de manutenção. Assim que foi informada a respeito da situação, a Prodepa tomou providências para que o sistema fosse reparado. Ainda na terça enviou um engenheiro de telecomunicação para mapear a rede e agilizar o processo de reparação in loco, e solicitou prioridade no atendimento para a empresa contratada, através de certame licitatório para a manutenção da rede. O encontro desta sexta ajudou a definir a melhor forma de trocar informações sobre o projeto e apresentar novas propostas.
Manuela Viana/Secom