Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Observatório de Segurança Viária retorna ao site do Detran


O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) disponibilizou, nesta quinta-feira (17), em sua página eletrônica, o Observatório Estadual de Segurança Viária, que estava fora do ar desde agosto do ano passado. O estudo apresenta informações mais atualizadas comparadas com a versão anterior. Dados como a projeção da frota, por exemplo, que antes tomava por base o ano de 2008 e 2009, já considera os números do ano passado.
O Observatório possibilita a qualquer interessado acesso a dados importantes como a projeção da frota 2011 a 2017, pesquisa sobre o uso do celular no trânsito, acidentes nas rodovias estaduais, tipos de infrações registradas no Estado, entre outros.
A versão atual traz ainda outras novidades: uma pesquisa que detalha os fatores de risco na direção veicular e a que trata das ações educativas e de fiscalização. A primeira faz um levantamento e análise do comportamento dos condutores de automóvel e motocicleta quanto fatores de risco na direção veicular em alguns municípios do Pará. A outra traça o perfil da sociedade em relação às campanhas educativas e fiscalização de trânsito em alguns municípios do Estado em 2010.
O projeto foi elaborado pelo Núcleo de Monitoramento Estatístico da Unidade Central de Planejamento (UCP) do Detran. O estudo decorre das recomendações de organismos mundiais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) de se fortalecer as ações em favor da proteção de quem faz o trânsito: pedestre, motorista, motociclista e ciclista.
Apresenta um acervo intenso de informações oriundas de diversas fontes, descrevendo as circunstâncias de como ocorrem os acidentes de trânsito, para ajudar a compreender seus efeitos mais frequentes e mais graves. O Observatório também pode ser usado para subsidiar as ações de educação para o trânsito, já que apresenta um levantamento das causas mais frequentes dos acidentes.
Na mais nova ferramenta disponibilizada pelo Detran, o interessado tem acesso aos seguintes links: estudo da projeção da frota 2011 a 2017, estudo da projeção da frota 2011 a 2021, relatório estatístico de trânsito 2007 a 2009, levantamento de acidentes de trânsito nas rodovias estaduais 2007 a 2009, além de pesquisas sobre o uso do celular no trânsito, cinto e capacete, fatores de risco na direção veicular e pesquisa sobre ações educativas e de fiscalização.
O Núcleo de Estatística continuará atualizando o relatório e já trabalha para a inserção de outros links, como por exemplo, dados sobre o quantitativo da frota de veículos em todo o Pará, além de informações sobre o número de condutores e suas respectivas categorias.
Serviço: Para ter acesso ao Observatório basta acessar o site www.detran.pa.gov.br no link Observatório Estadual de Segurança Viária.
Da Redação
Agência Pará