Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Governador receberá visita de pesquisadores internacionais


O governador Simão Jatene receberá, nesta quinta-feira (17), às 16h, a visita de cinco pesquisadores nacionais e internacionais da área de oncologia de grande relevância na comunidade científica mundial.

O objetivo da visita é apresentar a proposta da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc, sigla em inglês) de constituição de um Grupo de Trabalho com a finalidade de aprofundar o conhecimento sobre cancerologia na Amazônia Internacional, identificar os temas de maior relevância e propostas de intervenção científica, visando ao benefício da população regional.
A proposta inicial é que o Grupo de Trabalho fique sediado na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que será inaugurada no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A Unacon faz parte do Projeto Expande, do Inca, que tem parceria da UFPA, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).
A finalidade é torná-lo mais uma referência para o atendimento de pacientes com câncer no Estado, reduzindo a demanda para o Hospital Ophir Loyola (HOL). Além dos setores ambulatorial e hospitalar, a Unacon terá um andar inteiro para Ensino e Pesquisa na área de Oncologia.
O novo serviço começará a funcionar até o mês de junho, com 153 profissionais cedidos pela Sespa, que também vai financiar o serviço até que a Unidade seja credenciada pelo Ministério da Saúde e se torne autossustentável.
Além dos pesquisadores internacionais, Gregory J. Riggins, da Johns Hopkins University, dos Estados Unidos, e Pierre Hainaut, da Internacional Agency for Research on Câncer (Iarc), de Lyon, na França; estarão presentes na reunião, o presidente do Conselho de Curadores da Fundação Câncer, Marcos Fernando de Oliveira Moraes; o diretor geral substituto do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e coordenador técnico-científico Luiz Augusto Maltoni Júnior; a coordenadora de Planejamento e Financiamento em Pesquisa em Câncer, Marisa Maria Dreyer Breitenbach, o coordenador de Pós-Graduação do Inca, Luís Felipe Ribeiro Pinto; o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco; e o coordenador da Unacon, Paulo Assumpção.
Agência Pará
Roberta Vilanova – Ascom/Sespa