Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Portugal reconhece Sudão do Sul num prazo de cinco meses

A República do Sudão do Sul deverá tornar-se o mais jovem país do mundo a 9 de Julho e Portugal está pronto para reconhecê-lo, caso todo o calendário previsto no Acordo Global de Paz seja cumprido à risca até ao fim.
Isso mesmo disse ontem ao DN o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, depois serem conhecidos os resultados oficiais do referendo sobre a autodeterminação do sul do Sudão.
98,83% dos sudaneses do Sul votaram a favor da independência na consulta popular que foi realizado entre os dias 9 e 15 de Janeiro, indicaram os resultados oficiais divulgados pela comissão referendária e citados pela AFP.
"Neste momento não há reservas quanto a isso. Portugal irá reconhecer na altura da proclamação da independência ", disse o governante português. Lembrando que o referendo e os resultados do mesmo são um período marcante, mas não o fim do processo.
Também os Estados Unidos indicaram ontem pela voz do próprio Presidente Barack Obama que vão reconhecer este novo país "independente soberano" num prazo de cinco meses.