Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Renúncia da cúpula do partido governista do Egito é um “passo positivo”, diz governo dos EUA

Entre os que deixaram o comando do PDN está o filho do presidente egípcio
Do R7, com AFP

AFPAFP
Manifestantes egípcios contrários ao presidente se reúnem ao lado de tanques do Exército na praça Tahir, no Cairo

Publicidade
Integrantes do governo dos Estados Unidos elogiaram, neste sábado (5), a renúncia de membros da cúpula do PDN (Partido Nacional Democrático), anunciada hoje. Entre os que deixaram o comando da sigla governista está Gamal Mubarak, filho do presidente do Egito, Hosni Mubarak, tido como seu provável sucessor antes da crise política.
Hoje, o presidente Barack Obama se reuniu com seus assessores de segurança nacional para discutir a crise no Egito – um dos maiores aliados dos Estados Unidos entre os países árabes. Durante a reunião, um funcionário do governo americano, que não quis se identificar, disse que a renúncia é vista como um “passo positivo”.
- Vemos isso como um passo positivo em direção a uma mudança política que será necessária, e esperamos outros passos.
Desde o último dia 25, manifestantes pedem a saída do presidente Mubarak, que comanda o país há 30 anos. Oficialmente, Obama defende que o líder ajude na transição para o próximo governo, como disse hoje Frank Wisner, enviado especial dos EUA ao país.
- O presidente deve permanecer em seu cargo a fim de orientar as mudanças. A continuidade da liderança de Mubarak é decisiva.
Na sexta-feira (4), Obama afirmou que o "patriota" Mubarak deveria escutar seu povo e tomar "a decisão correta", mas evitou exigir explicitamente que o aliado deixasse o poder imediatamente.
O comitê executivo do PND tem seis membros, incluindo seu secretário-geral. Gamal era o número dois do partido. Mas, apesar da remodelação de seu gabinete e dos intensos protestos nas ruas contra seu regime, Mubarak continua sendo o presidente do Egito e de seu partido.
Os protestos no país já causaram mais de 300 mortes e deixaram milhares de feridos, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas).