Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Seduc recebe reivindicações de lideranças indígenas

Uma comissão composta por lideranças e professores indígenas das comunidades Mundurucu, Kayapó e Tembé, foi recebida na tarde desta segunda-feira (14) na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para dialogar sobre questões referentes ao segmento. O grupo foi recebido pelos secretários adjuntos de Ensino, Cláudio Ribeiro; de Logística, Emanuel Matos e de Gestão, Waldecir Oliveira da Costa.
Entre os assuntos que pautaram a reunião, projetos desenvolvidos nas aldeias, ensino modular, merenda escolar e a criação de uma comissão composta por representantes dos pólos indígenas de Santarém, Marabá, Altamira, Oriximiná, Tembé, São Félix e Mundurucus, além de dois representantes da Seduc.
Pina Tembé levantou a questão das escolas indígenas e recebeu do Secretário de Logística informações sobre o andamento das obras. Segundo Emanuel Matos, “a gestão da Seduc está pautada pela transparência e para tanto se faz necessário a colaboração dos indígenas para ajudar na fiscalização e andamento das obras”.
Na ocasião, Paulinho Payakan, da nação Kayapó, falou sobre a necessidade da implementação do ensino modular também na Aldeia KBK, localizada na divisa do Pará com o Mato Grosso. Sobre esta questão, o secretário adjunto de Ensino, Cláudio Ribeiro, garantiu a resolução da demanda e adiantou que a coordenação indígena da Seduc, que tem à frente Puyr Tembé, já vai formalizar o pedido para iniciar o processo de implantação dessa modalidade.
Ao final da reunião o representante da comissão dos indígenas Pina Tembé fez questão de expressar o sentimento de confiança em todos os gestores da Seduc e disse que o encontro serviu para selar um pacto de diálogo aberto e troca de informações. Cláudio Ribeiro agradeceu a presença da comissão e reforçou a importância deste pacto para o desenvolvimento do trabalho pedagógico da Seduc com vistas à melhoria do ensino no estado.
A próxima reunião com a nova comissão formada hoje está marcada para o próximo dia 24 de fevereiro. A audiência do grupo indígena contou com a presença do coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Belém, Juscelino Bessa.
Maisa Portal – Ascom/Seduc