Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 19 de março de 2011

12 presos em ato ‘anti-Obama’ continuam na cadeia

Rafael Andrade/Folha
A Polícia Militar do Rio reteve na cadeia os doze manifestantes detidos nesta sexta (18) em protesto contra a presença de Barack Obama no Brasil.
Decorridas 24 horas da prisão, um grupo de parlamentares fluminenses divulgou manifesto pedindo a libertação dos detidos.
O protesto desandou depois que foi lançado um coquetel molotov em direção ao prédio do consulado americano no Rio, ferindo um segurança.
No texto do manifesto, os políticos que reivindicam o relaxamento da prisão anotam:
“Desafiamos as autoridades policiais do Rio e também o próprio consulado a provar o envolvimento de qualquer dos detidos no ato de vandalismo”.
Alegam que a manifestação era “democrática e pacífica”. Reclamam dos procedimentos que se seguiram às prisões:
“Em inquérito sumário e célere, 12 pessoas foram acusados de atirarem 'artefato incendiário' e 'causar lesões corporais' em funcionário do consulado...”
“...E se encontram encarcerados. Os homens, inclusive, já tiveram suas cabeças raspadas!”
Classificam a “continuada detenção” de “arbitrária e injusta”. Rogam ao Judiciário que aceite “os pedidos de habeas corpus” dos presos.
Assinam a peça dois senadores –Lindberg Farias (PT) e Randolfe Rodrigues (PSOL)—, três deputados federais –Chico Alencar (PSOL), Jean Wyllys (PSOL)...
...E Stepan Nercessian (PPS)—, três deputados estaduais do Rio –Janira Rocha (PSOL), Marcelo Freixo (PSOL) e Robson Leite (PT).
O documento traz também a assinatura do presidente do PSTU-RJ, o ex-deputado federal Cyro Garcia.
A divulgação do pedido de liberdade coincidiu com a chegada de Obama ao Rio. Prevê-se a realização de novo protesto neste domingo (20).