Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de março de 2011

Arruda diz que coletou dinheiro para líderes do DEM

  Antônio Cruz/ABr
Há um ano e 19 dias, preso na sede da Polícia Federal em Brasília, José Roberto Arruda recebeu a visita de dois advogados.
Era sábado, dia de pouco movimento. Expulso do DEM e afastado do governo do DF, Arruda arrostava o 18º dia de uma prisão que duraria dois meses.
Havia preparado um manuscrito. Doze folhas. Entregou-as aos advogados. Pediu-lhes que levassem o material a um cofre. Foi atendido.
Conforme noticiado aqui no blog em 27 de fevereiro de 2010, o papelório de Arruda continha acusações contra expoentes do DEM.
Entre eles Rodrigo Maia (RJ), José Agripino Maia (RN) e Demóstenes Torres (GO). Ouvidos à época, negaram ter mantido com Arruda relações impróprias.
Nesta quinta-feira (18), Arruda pôs a cabeça para fora do lodo. Reapareceu, lábios grudados no trombone, numa entrevista a Veja.
“Dancei a música que tocava no baile”, diz ele. Salpicou limo nos políticos que anotara no manuscrito do ano passado e em muitos outros. Leia:
- O senhor é corrupto? Infelizmente, joguei o jogo da política brasileira. As empresas e os lobistas ajudam nas campanhas para terem retorno, por meio de facilidades na obtenção de contratos com o governo ou outros negócios vantajosos. Ninguém se elege pela força de suas ideias, mas pelo tamanho do bolso. É preciso de muito dinheiro para aparecer bem no programa de TV. E as campanhas se reduziram a isso.
- O senhor ajudou políticos do seu ex-partido, o DEM? Assim que veio a público o meu caso, as mesmas pessoas que me bajulavam e recebiam a minha ajuda foram à imprensa dar declarações me enxovalhando. Não quiseram nem me ouvir. Pessoas que se beneficiaram largamente do meu mandato. Grande parte dos que receberam ajuda minha comportaram-se como vestais paridas. Foram desleais comigo.

- Como o senhor ajudou o partido? Eu era o único governador do DEM. Recebia pedidos de todos os estados. Todos os pedidos eu procurei atender. E atendi dos pequenos favores aos financiamentos de campanha. Ajudei todos.

- O que senhor quer dizer com “pequenos favores”? Nomear afilhados políticos, conseguir avião para viagens, pagar programas de TV, receber empresários.

- E o financiamento? Deixo claro: todas as ajudas foram para o partido, com financiamento de campanha ou propaganda de TV. Tudo sempre feito com o aval do deputado Rodrigo Maia (então presidente do DEM).
- De que modo o senhor conseguia o dinheiro? Como governador, tinha um excelente relacionamento com os grandes empresários. Usei essa influência para ajudar meu partido, nunca em proveito próprio. Pedia ajuda a esses empresários: “Dizia: ‘Olha, você sabe que eu nunca pedi propina, mas preciso de tal favor para o partido’”. Eles sempre ajudaram. Fiz o que todas as lideranças políticas fazem. Era minha obrigação como único governador eleito do DEM.

- Esse dinheiro era declarado? Isso somente o presidente do partido pode responder. Se era oficialmente ou não, é um problema do DEM. Eu não entrava em minúcias. Não acompanhava os detalhes, não pegava em dinheiro. Encaminhava à liderança que havia feito o pedido.

- Quais líderes do partido foram hipócritas no seu caso? A maioria. Os senadores Demóstenes Torres e José Agripino Maia, por exemplo, não hesitaram em me esculhambar. Via aquilo na TV e achava engraçado: até outro dia batiam à minha porta pedindo ajuda! Em 2008, o senador Agripino veio à minha casa pedir 150 mil reais para a campanha da sua candidata à prefeitura de Natal, Micarla de Sousa (PV). Eu ajudei, e até a Micarla veio aqui me agradecer depois de eleita. O senador Demóstenes me procurou certa vez, pedindo que eu contratasse no governo uma empresa de cobrança de contas atrasadas. O deputado Ronaldo Caiado, outro que foi implacável comigo, levou-me um empresário do setor de transportes, que queria conseguir linhas em Brasília.

- O senhor ajudou mais algum deputado? O próprio Rodrigo Maia, claro. Consegui recursos para a candidata à prefeita dele e do Cesar Maia no Rio, em 2008. Também obtive doações para a candidatura de ACM Neto à prefeitura de Salvador.

- Mais algum? Foram muitos, não me lembro de cabeça. Os que eu não ajudei, o Kassab (prefeito de São Paulo, também do DEM) ajudou. É assim que funciona. Esse é o problema da lógica financeira das campanhas, que afeta todos os políticos, sejam honestos ou não.

- Por exemplo? Ajudei dois dos políticos mais decentes que conheço. No final de 2009, fui convidado para um jantar na casa do senador Marco Maciel. Estávamos eu, o ex-ministro da Fazenda Gustavo Krause e o Kassab. Krause explicou que, para fazer a pré-campanha de Marco Maciel, era preciso 150 mil reais por mês. Eu e Kassab, portanto, nos comprometemos a conseguir, cada um, 75 mil reais por mês. Alguém duvida da honestidade do Marco Maciel? Claro que não. Mas ele precisa se eleger. O senador Cristovam Buarque, do PDT, que eu conheço há décadas, um dos homens mais honestos do Brasil, saiu de sua campanha presidencial, em 2006, com dívidas enormes. Ele pediu e eu ajudei.

- Então o senhor também ajudou políticos de outros partidos? Claro. Por amizade e laços antigos, como no caso do PSDB, partido no qual fui líder do Congresso no governo FHC, e por conveniências regionais, como no caso do PT de Goiás, que me apoiava no entorno de Brasília. No caso do PSDB, a ajuda também foi nacional. Ajudei o PSDB sempre que o senador Sérgio Guerra, presidente do partido, me pediu. E também por meio de Eduardo Jorge, com quem tenho boas relações. Fazia de coração, com a melhor das intenções.
Aqui, um texto com comentários feitos pelos líderes mencionadas por Arruda na entrevista. Todos negam as insinuações do ex-governador.
O manuscrito de um ano e 19 dias atrás ainda não veio à luz.