Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de março de 2011

Guerra ao terror vai desembarcar no Rio de Janeiro

Esquema de segurança para Obama fica cada vez mais pesado: até bueiros do Centro serão vistoriados no domingo

POR DIEGO BARRETO
Rio - Militares do Destacamento Antiterrorismo e da Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear do Exército farão parte do efetivo com mais de 800 homens das Forças Armadas, Guarda Municipal e polícias Federal, Civil e Militar que cuidarão da segurança do presidente americano, Barack Obama, durante sua visita ao Rio no fim de semana. Para afastar riscos de atentados, na madrugada de domingo, agentes do Serviço Secreto Americano verificarão todos os bueiros e bancas de jornal no raio de 1 quilômetro do local do discurso de Obama, na Cinelândia — que será totalmente cercada.
O esquema de segurança será coordenado pelo Exército brasileiro. De acordo com o Comandante Militar do Leste, General Adriano Pereira Júnior, serão utilizados quatro veículos blindados e seis helicópteros. Atiradores de elite do Exército também estarão posicionados em pontos estratégicos.

“Os blindados estarão nos locais onde estão previstas atividades do presidente. Teremos esquemas de segurança para o hotel, os intinerários e as atividades”, detalhou.

A segurança pessoal do presidente será feita por americanos. O esquema será iniciado na manhã de sábado e se estende até a partida da comitiva de Obama, na segunda-feira.

Durante todo o dia de ontem, os cariocas puderam ver os helicópteros do Exército americano pelos céus do Rio de Janeiro, em especial, a Zona Sul. Quatro deles estão no Aeroporto de Jacarepaguá, outros quatro no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.

Algumas interdições de rua para o discurso de domingo já estão em vigor, e ontem, a Cinelândia começou a ser preparada. Os integrantes de grupos esquerdistas, que atuam no local contra o governo americano serão retirados. No entanto, alguns grupos vão se reunir às 11h do domingo, na Glória, na tentativa de fazer uma passeata contra a presença de Obama no País.