Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

domingo, 20 de março de 2011

Kassab aponta pré-candidatos do PSD à Prefeitura de SP


Legenda de dissidentes do DEM já articula quem vai suceder o político no cargo
O futuro PSD (Partido Social Democrático), que nasce a partir de articulações políticas do atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, se movimenta para a disputa das eleições municipais de 2012. Um dos principais focos do partido é a prefeitura de São Paulo, e Kassab revelou neste sábado (19) que já mantém conversas com três nomes que poderiam representar o PSD na disputa.
- O meu esforço nos próximos três meses é o de convencer uma dessas três pessoas a assumir essa candidatura. Mas acredito que seja difícil.
Hoje, Kassab visitou o piscinão da Penha, obra que tem como objetivo conter as enchentes provocadas pelas chuvas.
Segundo Kassab, os três nomes são: o secretário municipal do meio ambiente, Eduardo Jorge, o ex-secretário estadual de Economia e Planejamento, Francisco Vidal, e o atual vice-governador do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, um dos fundadores do PSD junto com Kassab. Até o momento, porém, nenhum dos três aceitou a indicação, segundo Kassab.
- Qualquer um dos três seria um ótimo prefeito para a cidade de São Paulo.
A constituição do PSD foi um dos principais temas da política brasileira dos últimos tempos. As articulações para a criação do novo partido duraram mais cinco meses e tiveram o prefeito de São Paulo como um dos seus principais atores. Nos bastidores do meio político, a tese é de que Kassab viabilizou a criação da nova legenda para se cacifar visando à disputa da eleição ao governo do Estado de São Paulo em 2014, o que foi negado pelo político.
- Não existe um projeto pessoal por trás desse processo. Buscamos o melhor para o Brasil.
Kassab justificou a sua decisão de sair do DEM (Democratas) à postura do partido nos últimos anos.
- O DEM adotou uma postura de errática de ser contra o governo em qualquer momento, e nós temos que pensar no Brasil primeiro.
O prefeito ressaltou que o Brasil é maior que qualquer partido político, seja ele PT, PSDB ou DEM. Apesar do tom crítico, Kassab disse que não saí magoado do DEM.
- Eu não olho para trás; olho para frente. Torço para que o DEM se recupere e contribua para o que o Brasil tenha mais desenvolvimento.
A primeira cerimônia oficial da nova legenda acontecerá no domingo (20), em Salvador (BA).
- Um conjunto de líderes políticos vão manifestar, durante o evento, à disposição de ingressar no PSD quando for criado.
Na próxima segunda-feira, o partido irá anunciar as suas diretrizes em cerimônia na Assembleia Legislativa de São Paulo.
- O PSD é um partido a favor do Brasil. É um partido que tem uma posição clara de centro, mas procurando conviver com todos os partidos que tem alguma sintonia com as suas diretrizes.
Apesar de o programa político do partido não estar concluído, Kassab afirmou que já há políticos de nove Estados com interesse de aderir ao PSD.
- A partir de agora, o conjunto de lideranças vão percorrer o Brasil para convidar personalidades, intelectuais e líderes políticos para o partido.
A expectativa é de que o PSD seja criado dentro de três meses. Até lá, Kassab permanecerá no DEM.
- Será uma situação híbrida, por estar filiado ao partido anterior, mas a caminho do novo.
O atual prefeito de São Paulo ingressou no DEM, antigo PFL, em 2005.
A escolha do nome Partido Social Democrático para batizar a legenda é uma homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek por sua política desenvolvimentista nos anos de 1950. Kassab explicou que o Brasil passou ao longo dos últimos por uma série de transformações, a começar pelo resgate da democracia, pela conquista da estabilidade econômica e pelo atual processo de redução das desigualdades sociais.
- É nesse contexto que o PSD se encaixa, no sentido de acelerar as correções das desigualdades sociais. Buscamos o desenvolvimento acentuado do País, e por isso a homenagem ao Juscelino Kubitschek, que disputou a eleição pelo PSD.
Hoje, o prefeito visitou o piscinão Rincão, localizado no bairro da Penha, zona leste da capital paulista. Kassab vistoriou os trabalhos de limpeza do local, no âmbito da operação "Limpeza concentrada em piscinões". Kassab anunciou que a prefeitura irá disponibilizar as imagens em tempo real da situação dos piscinões pela internet.
- Isso dá mais qualidade à fiscalização e permite que a população e a imprensa acompanhe os serviços da contratada para limpar os locais.