Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de março de 2011

PPS vai propor reajuste de 10% para a tabela do IR

  Tuca Vieira/Divulgação
Surgiu a primeira emenda à medida provisória que vai reajustar a tabela do Imposto de Renda.
Contra os 4,5% oferecidos por Dilma Rousseff, o oposicionista PPS vai propor que um reajuste de 10%.
A emenda do PPS está pronta. Baseia-se num projeto apresentado no início da legislatura pelo líder da legenda, Rubens Bueno (PR, na foto).
Bueno refere-se à proposta do governo como "um escândalo”. Evoca o reajuste salarial recém-concedido à presidente e aos congressistas:
“Dilma recebeu um aumento de 134%, os parlamentares aumentaram seus salários em mais de 60%...”
“...E agora o governo tem a cara de pau de querer corrigir o IR abaixo da inflação. A sociedade não pode aceitar tamanha humilhação".
Além de propor a correção da tabela do IR acima do percentual desejado pelo Planalto, a emenda do PPS cuida dos reajustes futuros.
Propõe que, a partir de 2012, a tabela do Imposto de Renda seja corrigida automaticamente pelo IPCA, índice oficial de inflação.
As chances de aprovação da emenda são pequenas, muito pequenas, diminutas. O PPS deve atrair, porém, o apoio do PSDB e do DEM, parceiros de oposição.
E os congressistas leais ao governo terão de fazer cara feia para o eleitor de classe média para dizer “sim” ao reajuste de 4,5%.
Conforme noticiado aqui, Dilma enxerga na votação da nova proposta um novo teste para a fidelidade dos seus aliados. Ela “exige” lealdade.